quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Um dia no Logar Valley

              Um lugar diretamente extraído de um livro infantil - essa é a impressão que se tem logo à primeira vista do Logar Valley (ou Vale Logar), no norte da Eslovênia. Tive a grande felicidade de dedicar um dia inteiro do meu roteiro a este lugar tão interessante, que não prometia muito - mas se revelou um passeio e tanto!


          A cidade mais próxima do vale se chama Solcava, mas, por ser mais barato, eu optei por me hospedar em Ljubno Ob Savinji - outra cidadezinha bem próxima - na pousada Rooms Pevc. Acordei cedo e tomei um excelente café da manhã preparado pela dona da pousada, que já estava incluído na diária de apenas 16 euros - uma verdadeira pechincha! Munido de todas as informações necessárias para explorar o Logar Valley, peguei o carro e dirigi 20min até Solcava. 

          Comecei pela rua Podolševa, uma estrada panorâmica onde se pode andar a pé, de bicicleta ou de carro (como foi o meu caso), e de onde se tem uma vista fabulosa para o vale.

        O grande problema da rua panorâmica é que, se o tempo não está ensolarado - e infelizmente não estava - tudo fica coberto por neblina, já que é um local de elevada altitude. Mas mesmo assim o lugar é fascinante, porque com toda aquela névoa e absolutamente NINGUÉM em volta, parecia que eu estava num filme de suspense!




            Pouco antes do meio-dia terminei minha volta na Podolševa, e fui direto para o Logar Valley Landscape Park. A entrada para o carro custa 7 euros - se você for a pé (o que eu não recomendo!) não paga nada. 

            Almocei no restaurante do parque, contemplando através da janela a paisagem magnífica do vale que, num dia bonito de sol, deve ser assim:


Fonte:   https://witness.theguardian.com/assignment/51ef646be4b0b43b7713d84d/442542


              Mas infelizmente nesse dia o tempo não estava muito bom, e as fotos que eu tirei saíram assim:





            Não demorou a começar a chuva, que estava sendo anunciada desde o começo da manhã. Mas como eu só tinha um dia para aproveitar, fiz tudo o que tinha planejado mesmo debaixo d'água! Andei de carro por todas as estradinhas possíveis e, depois, fiz a trilha da famosa cachoeira Rinka, objetivo de quase todos que vão ao vale. O ponto de partida para a caminhada é bem no final do parque, no último local onde ainda se pode estacionar o carro. A chegada à cachoeira não deve demorar mais de 20min.





         Para quem já está cansado, o passeio termina aqui. Quem quer ver a cachoeira de cima tem que partir para mais uma trilha - esta difícil e cheia de subidas. Mesmo com chuva e neblina, eu decidi ir até lá, só para depois não me arrepender de não ter tentado!


 Rinka Waterfall é um ponto de encontro para trekkers (caminhadores)



             Da cachoeira, realmente, não consegui ver muita coisa - mas só de estar lá em cima e me sentir em meio às montanhas, com os cumes aparecendo entre a névoa, já foi compensador o suficiente! 

        Além disso, a trilha passa pelo meio de uma floresta, cheia de árvores com formato estranho, o que reforçou a minha ideia de que os grandes contos infantis foram inspirados na Eslovênia!



          Depois disso desci, peguei o carro e voltei para minha pousada em Ljubno Ob Savigni.

           Nada mais havia para ser visto e o Logar Valley, mesmo com chuva, pôde ser incluído na minha lista de atrações imperdíveis na Eslovênia!

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog