domingo, 14 de setembro de 2014

Como é e quanto custa dirigir na Eslovênia

          Eu sei que no post anterior, sobre Liubliana e Maribor, eu disse que só escreveria mais um sobre a Eslovênia, com dicas e conclusões gerais da viagem. Acontece que comecei a escrever sobre as vantagens de alugar um carro, e como eu fiz isso, e como são as estradas, e quanto custa o combustível, e quando eu vi já tinha escrito tanto que ninguém aguentaria ler o post até o fim!

           Por isso resolvi escrever este especificamente sobre o meu companheiro e meio de transporte durante os 11 dias que fiquei na Eslovênia - meu carro alugado! Todo mundo, ao viajar, tem muitas dúvidas sobre isso. Como alugar um automóvel no exterior? Como é dirigir na Eslovênia? Precisa ter muita coragem? Tem muitos pedágios? É muito caro?

           Vamos então a todas essas respostas!

 


           Certamente não há maneira melhor, mais rápida, mais fácil e mais barata de cruzar a Eslovênia do que com um carro. Aliás, isso é uma regra quase universal, que serve para qualquer país - ainda mais quando você viaja sozinho! É claro que em alguns lugares o aluguel se torna tão caro que acaba compensando usar o transporte público. Além disso, existem países que simplesmente não permitem que brasileiros dirijam. Mas pode acreditar que quase sempre ter um carro como companheiro traz muitas vantagens, pois permite que você pare a hora que bem entender e chegue com muita rapidez em qualquer lugar.

            Agora, em 7 rápidos passos, aprenda tudo sobre andar de carro na Eslovênia:


1. Documentação

            Para conduzir um veículo na Eslovênia, você só precisa mesmo da sua carteira de motorista brasileira. Apesar de essa ser a teoria, acho bem recomendável que antes de viajar você procure o DETRAN para fazer a PID - Permissão Internacional para Dirigir. Esse documento nada mais é do que a sua CNH traduzida para muitos idiomas, o que pode facilitar, e muito, no caso de você ser abordado pela polícia em algum país estrangeiro.


2. Alugando um carro

            Você pode alugar o carro antes de viajar (pela internet) ou deixar para fazer isso quando chegar lá. Eu recomendo fortemente que alugue antes porque, além de chegar ao país já com tudo organizado, provavelmente você vai pagar mais barato!

            Quando eu aluguei um carro para esta viagem, peguei o mais barato disponível! A minha única exigência era que fosse manual, pois eu nunca tinha dirigido um carro automático e não queria que minha primeira experiência com isso fosse fora do país! Como meu vôo de volta saía de Zagreb, na Croácia, aluguei o carro com retirada e devolução lá mesmo. A locação pelo período de 12 dias saiu por R$ 489 - ou seja, só R$ 40,75 por dia! Na Eslovênia, pelas simulações que eu fiz, é ainda mais barato! Tente fazer isso aqui no Brasil para ver quanto custa!

            O site que eu usei para reservar foi www.economycarrentals.com, que trabalha com aluguel de veículos em quase todos os países. Procurei em outros, mas esse era o que tinha os melhores preços. A companhia locadora que eu escolhi, também por ser a mais em conta, foi a Budget.

           Tudo correu da melhor forma possível. Retirei o carro em Zagreb rapidamente, sem maiores burocracias. Eu já tinha pago com o cartão de crédito, no momento da reserva pela internet, 10% do valor. O restante paguei no momento da devolução do veículo, que foi ainda mais tranquila que a retirada! Não tive que pagar absolutamente nada além dos R$ 489, valor que constava na internet e que já incluía todos os impostos e taxas, além de seguro e quilometragem livre. Achei isso de uma honestidade que, hoje em dia, até me surpreendeu muito!

           Também não posso deixar de elogiar o carro, porque ele realmente era MUITO bom, melhor até que a encomenda: espaçoso, com 4 portas e facílimo de dirigir! Como eu estava sozinho, deixava a minha mala sempre no banco de trás e a mochila no banco do carona, o que me dava bastante conforto.  
 




3. GPS

           As locadoras sempre oferecem também, junto com o carro, a locação de um aparelho GPS. Como eu já tinha o meu, recusei - e, comparando os preços, realmente vale MUITO mais a pena comprar do que alugar um GPS, principalmente se você costuma viajar com frequência. De qualquer forma, é crucial que você tenha um, porque senão corre o risco sério de se perder e também de perder seu tempo procurando por algum lugar escondido no mapa. Além disso, o GPS traz tantas facilidades que você quase não tem necessidade de raciocinar - existe até a opção de encontrar restaurantes específicos (comida chinesa, Mc Donalds, cantinas italianas, etc).


4. Abastecimento

              Em geral, as locadoras entregam o carro com o tanque cheio e exigem que você devolva com ele cheio também. Se você devolver o veículo com meio tanque, por exemplo, eles lhe cobram um valor x, que com certeza é maior do que o valor de meio tanque - por isso, fica a dica: abasteça logo antes da entrega do carro.

         Aliás, falando nisso, eu enfrentei problemas para abastecer! Ao contrário do Brasil, na Eslovênia (e em muitos outros países desenvolvidos) os postos de combustível são self-service - você mesmo abastece e depois paga o valor na loja de conveniências do posto. Como nós aqui estamos muito mal-acostumados, eu não tinha a menor ideia de como mexer naquelas máquinas para completar um tanque de diesel! Ao todo, tive que abastecer 3 vezes durante os 12 dias com o carro - e nas 3 vezes eu fiz a mesma coisa: pedi para os atendentes das lojas de conveniência do posto para me ajudarem com o diesel. Eu usava sempre a mesma tática: "por favor, me ajude aqui, eu nunca fiz isso antes". Com toda paciência, eles me ensinavam o procedimento e eu fingia que compreendia tudo - é claro que é vergonhoso chegar a esse ponto, mas ainda assim é melhor do que arriscar, desajeitado como eu sou. Afinal, se eu derramasse diesel fora do tanque, com certeza iriam me cobrar.


5. Dirigindo na Eslovênia

              As grandes estradas eslovenas, sempre muito bem pavimentadas, permitem que você dirija a até 130 km/h - o que é ótimo, pois facilita ainda mais o deslocamento no país. Se tudo já é muito perto, nessa velocidade fica ainda mais! Nas estradas menores, com pista simples, é claro que o limite é menor - até porque seria impossível andar a 130 km/h naquelas estradinhas cheias de curvas acentuadas. Mas felizmente, congestionamento foi uma coisa que passou muito longe de mim em qualquer momento do meu trajeto!

 

            Outra coisa importante que você precisa saber é que automóveis alugados em outro país (como foi o meu caso) precisam, ao entrar na Eslovênia, comprar o que eles chamam de Vinjeta (pronuncia-se "vinheta"). Trata-se de um adesivo que pode ser adquirido ao passar pela fronteira do país e é colado no vidro do carro, permitindo que você trafegue legalmente pelas estradas eslovenas durante sua viagem. O valor da Vinjeta para uma semana é de 15 euros, mas como eu ficaria 11 dias tive que comprar a Vinjeta de um mês, que custou 30 euros. A parte boa é que, portando a Vinjeta, você não precisa pagar nenhum pedágio no país!

               Graças a Deus não tive nenhum contratempo com multas, acidentes ou mesmo arranhões no carro - porque isso é a primeira coisa que a locadora confere na hora da devolução. Se você cometeu alguma infração e a locadora recebe a multa, mesmo que seja só um tempo depois, ela desconta na fatura do seu cartão de crédito. Então deixe para respirar aliviado só quando passar uns 2 meses do seu retorno ao Brasil!



6. Estacionamentos

               Como a maioria dos países europeus, a Eslovênia é muito segura - e roubos de carro não são nem um pouco comuns por lá. Não se preocupe em abandonar seu carro em uma estradinha qualquer para fazer uma trilha, ou em deixá-lo estacionado na rua por várias horas seguidas. Tampouco deixe de reservar um quarto de hotel ou albergue por ele não oferecer estacionamento - porque, acredite, isso é totalmente dispensável! Em geral não faltam lugares para estacionar e praticamente sempre é de graça - ao menos longe dos grandes centros comerciais.


7. Preços

        Enfim, a parte mais esperada! Resumindo tudo isso em números, então, meus gastos relacionados ao carro foram, em média:

Aluguel - R$ 489
Combustível - R$ 450
Vinjeta - R$ 100

TOTAL = R$ 1.039


         É ou não é um "barato" viajar de carro pela Eslovênia? 


2 comentários:

  1. Olá Felipe, gostei muito de seu blog. Orientações e informações realmente sem clichês. Elas me ajudaram muito a montar o roteiro de minha viagem de carro pela Eslovênia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Val, desculpe a demora em responder! Que bom que gostou do blog e consegui te ajudar, esse é o objetivo! Qualquer dúvida é só perguntar e depois nos conta como foi a viagem! um abraço

    ResponderExcluir

Arquivo do blog