sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O lado alternativo de Bled

        No post anterior eu expliquei sobre a cidade de Bled e suas atrações - o lago, a ilha e o castelo, a combinação mais perfeita impossível para atrair turistas. Agora vou comentar sobre alguns lugares um pouco afastados da cidade, mas que merecem ser conhecidos!



1. Bohinj




            O caminho de apenas 20km que separa Bled e Bohinj já é, por si só, uma atração de beleza inegável, com suas fazendas e casinhas no meio de uma imensidão verde. Ao chegar na cidade, parece que estamos diante da versão pouco turística de Bled, pois Bohinj também nos contempla com um grande lago. É claro que lá não tem castelo, ilha e nem um animado centrinho de compras, mas mesmo assim Bohinj pode oferecer muitas atividades.



         Você pode começar sua exploração pela cachoeira Savica, que fica dentro de um parque fechado. A entrada para adultos custa 2,50 euros (como sempre, há descontos para estudantes, idosos, etc), e a trilha - na verdade uma grande escadaria - pode facilmente ser feita em menos de 1h, contando ida e volta. É um passeio que vale a pena, mesmo com chuva - como foi novamente o meu caso! Uma pena que as fotos que eu tirei da cachoeira não ficaram muito boas, pois usei uma câmera à prova d'água, de qualidade muito inferior à que usei nos demais lugares.





          Depois disso, SE O TEMPO ESTIVER BOM, você pode subir a montanha no teleférico da estação de esqui Vogel, para lá do topo contemplar a vista do lago, que deve ser assim:


Fonte: http://www.vogel.si/summer/vogel/viewpoints/

         Infelizmente eu tive um bloqueio cerebral nesse dia, porque paguei os 13,50 euros (quase 50 reais!!!) para subir no teleférico e não ver absolutamente nada lá de cima, já que chovia e tudo estava encoberto por nuvens baixas! Ainda por cima passei frio, pois lá em cima a temperatura estava beirando os 5 graus. Se teve um lado positivo foi o almoço que comi no restaurante panorâmico de Vogel: um delicioso chucrute com salsicha Bock, pão e batata - uma das melhores refeições de toda a viagem!

          Outra atividade possível em Bohinj é tomar a trilha do cânion Mostnica até chegar à sua garganta, o que dura em média 4h. É claro que eu não fui até lá porque a essa altura não era nem chuva mais que estava caindo, e sim uma tempestade! Mas fiquei com pena, porque nas fotos da internet o lugar é assim:

 Fonte: http://fieldnotesfromfatherhood.com/2012/09/11/lake-bohinj-slovenia-a-fairytale-indeed-but-without-all-the-death-and-dismemberment/



2. Vintgar Gorge 




          A exemplo de Tolmin Gorge (ver no post sobre o oeste da Eslovênia), Vintgar Gorge também nos presenteia com um parque cheio de passarelas de madeira sobre corredeiras no interior de um cânion. Se você não tiver muitos dias na Eslovênia e quiser visitar apenas um desses parques, recomendo que vá a Vintgar, pois eu achei bem mais bonito - mesmo com a chuva, que me acompanhou durante toda essa parte da viagem!



        O parque está localizado a apenas 10min de carro do centro de Bled, e cobra 4 euros o ingresso (também o mesmo preço de Tolmin). Em no máximo 2h você percorre todo o trajeto e tira suas fotos com muita calma. Ao final do caminho há uma cachoeira interessante - porém não é nada se comparada às outras que eu já apresentei aqui no blog!





3. Pokljuka


          Por último e (sim!) menos importante, este é um passeio que eu fiz e gostei, mas não vou dizer que é imperdível como os outros dois. Também situada a 20min de Bled, trata-se de uma trilha pela floresta até chegar a uma espécie de gruta de pedra onde existem 3 "janelas" - que são buracos na rocha por onde entra a luz solar. 



          O lugar em si não tem nada de mais, e o que acaba compensando é a paisagem da floresta. Cheia de gravetos no chão, troncos com os formatos mais loucos e alguns cogumelos interessantes me fizeram lembrar do Logar Valley. E um bando de cervos correndo pelo caminho, tudo isso em meio à neblina, torna impossível comparar Pokljuka (de novo!) com as histórias dos Irmãos Grimm. Prometo que esta é a última vez que eu uso esta metáfora!!!







            No próximo post, uma viagem pelas "grandes" cidades da Eslovênia - Liubliana e Maribor!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog