quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Bled e a receita do sucesso

            Pegue um vilarejo no interior dos Alpes e junte com um castelo no topo de um penhasco. Misture com um lago fotogênico e uma ilha com uma igrejinha no meio. Adicione um dia de sol e pronto - está feita a receita do sucesso! 





               Até agora só falei de lugares exóticos e pouco visitados na Eslovênia - mas seria muito injusto não mencionar Bled, certamente o destino mais procurado do país. 

          Não escondo de ninguém que, de forma geral, eu tenho aversão a esses grandes centros turísticos, sempre lotados de gente e cheirando a artificialidade. Nada me parece muito natural em um lugar extremamente badalado, pois acaba que tudo gira em torno dos turistas e só nos mostram justamente o que estamos querendo ver. Diferentemente de viajar para lugares mais remotos e desconhecidos, onde se pode realmente entrar em contato com a cultura do povo ou conhecer um atrativo como ele realmente é - exemplo clássico disso é a Krizna Jama, se comparada com as "estragadas" Cavernas de Postojna, onde até um trenzinho conseguiram colocar!

              Mas, voltando ao assunto, vou falar agora um pouco de Bled, que mesmo sendo muito conhecida e procurada (pelo menos na Europa) foi digna da minha admiração!





              Tudo lá é simples e ao mesmo tempo encantador - a cidade conta com um animado centrinho para os turistas, onde se pode comprar suvenires e comer em bons restaurantes. A vida em Bled gira em torno do Lake Bled, o lago cartão-postal que oferece passeios de barco a remo (que não são operados nos meses mais frios) da margem até uma ilhota onde fica uma igreja. 




       O custo disso não é muito barato - 12 euros por pessoa - mas eu recomendo fazer, até para fotografar o lago de um ângulo diferente! Quem quiser fazer essa economia, acho interessante pelo menos dar uma volta a pé ou de bicicleta no lago - o percurso todo tem apenas 6km! 





             Falando em economia, acabei não conhecendo o castelo por dentro! A entrada custava 9 euros e eu, que já não sou muito chegado nessas obras históricas, achei que valia a pena investir esse dinheiro em alguma outra coisa! Mas fui de carro até a entrada do castelo, subindo até o topo do penhasco - só para tentar tirar uma boa foto do lago visto lá de cima! Até consegui, por cima das grades do castelo, mas não ficou muito boa porque, a essa altura, o tempo já estava começando a fechar.



             Outra coisa sensacional de Bled é o fato de que, dependendo do lado em que você está, a cor do lago pode mudar totalmente - como você pode ver, nas minhas fotos a água já apareceu azul, verde e turquesa!





              E para finalizar, como não poderia deixar de ser, eu descobri alguns lugares nos arredores de Bled (bem menos visitados) que fizeram minha viagem valer ainda mais a pena! Mas este turismo sem clichê será o assunto do próximo post - Bohinj, Vintgar e Pokljuka! Não perca!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog