sábado, 13 de setembro de 2014

As pequenas cidades grandes da Eslovênia

            Como eu já referi nos posts anteriores, na Eslovênia tudo é pequeno! O país inteiro abriga uma área de pouco mais de 20.000 km² - ou seja, é menor até que o Sergipe, que é o menor estado brasileiro!

         Liubliana, a capital nacional, não é exatamente o que se possa definir como cidade pequena ao pé da letra, pois tem 164 km² de área e quase 300.000 habitantes. No entanto, foram seus habitantes tranquilos e sua aparência interiorana e que me passaram uma ideia bem nítida de "cidadezinha".






         O núcleo do centro histórico da cidade é exclusivo dos pedestres e ciclistas - aliás, bicicletas é o que mais se vê por lá! 






              Em menos de 1h você pode percorrer toda essa área com bastante calma, apreciando as praças largas e as ruas de paralelepípedos com seus bares e cafés apinhados de gente. Não há jeito melhor de conhecer a capital eslovena do que caminhando e se envolvendo!

          Como a cidade é cortada por pontes e canais, um passeio de barco pelo rio Liublianica é muito convidativo num final de tarde.









              Também é interessante conhecer a principal atração da cidade: o Castelo de Liubliana, que, assim como o Castelo de Bled (já detalhado em outro post), também está localizado no alto de um monte. 





            Você pode chegar lá de carro ou subir por um elevador funicular. Os preços de entrada no castelo estão no site oficial: http://www.ljubljanskigrad.si/plan-your-visit/access-and-price-list/

            Dentro do complexo do castelo existem lojas e restaurantes, mas a principal atrativo é a torre de observação. A subida até lá é feita por uma escada em caracol, e ao chegar no topo é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade. Eu visitei o castelo ao anoitecer, e assim pude ver Liubliana toda iluminada - mas acho que de dia seria ainda mais interessante.








          Sobre a outra pequena cidade grande da Eslovênia, Maribor, não há muito para ser dito. Situada no leste do país, sua arquitetura tem grande influência austríaca. O principal ponto turístico é a Catedral de Maribor, que está em uma grande praça central. Também vale a pena dar uma caminhada até a orla do rio Drava

      Infelizmente eu perdi as fotos que tirei lá, então aqui vão algumas direto do google:



  
Fonte: http://www.igre123.com/forum/tema/foto-model-by-me-2.sezona/46391/1 



Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Basilica_of_Our_Mother_of_Mercy



            Maribor é uma cidade que vale a pena visitar só se você realmente tiver muito tempo na Eslovênia ou se quiser, por curiosidade, conhecer a segunda maior cidade do país. Caso contrário, não vejo lá  atrativos suficientes que possam valer o deslocamento!

            Para terminar a série de posts sobre a Eslovênia, não perca o post sobre as conclusões gerais da viagem, com dicas, preços e informações bem específicas! Fique de olho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog