terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como organizar seu roteiro pela Eslovênia

             De novo, acabei não conseguindo escrever aqui tudo o que você precisa saber para quando fizer sua tão esperada viagem a esse paraíso chamado Eslovênia! Comecei os relatos finais, mas é tanta informação que nunca cabe tudo em um só post - mas espero que este definitivamente seja o penúltimo, como eu venho prometendo há algum tempo!

      Decidi escrever agora, então, sobre um assunto que incomoda muitos viajantes inexperientes: como, afinal, montar um roteiro turístico? E como organizar sua viagem à Eslovênia, decidindo quais cidades visitar, quanto tempo ficar em cada uma e que atividades fazer?

             Vamos então ao trabalho!




           Hoje em dia, apesar de todo mundo se beneficiar da internet, muita gente ainda insiste em falar mal dela! Quando o assunto é preparação para uma viagem ao estrangeiro, sempre somos aconselhados a comprar um guia turístico (livro) sobre o destino, pois os dados da internet não são confiáveis, cada um escreve o que quer e blá blá blá. Pois eu me orgulho de dizer que já estive em 28 países e até hoje não comprei um único exemplar desses livros! Claro que não estou aqui para criticar quem compra - acho até muito bom, pois facilita - mas para quem, como eu, prefere gastar os R$ 40 (que você pagaria no guia) com mais um dia de viagem, aqui vai uma boa notícia: é perfeitamente possível viajar só com informações tiradas da internet!

             Naturalmente, você deve priorizar pesquisas em sites mais conhecidos (quase sempre os primeiros que aparecem no google), mas isso também não quer dizer que aquele site de fonte duvidosa esteja mentindo sobre algum destino. O conselho que posso dar é pesquisar MUITO, olhar muitas fotos, ler muitos relatos e estar a par de muita coisa sobre o destino antes mesmo de pôr os pés lá.

          Antes de ir para a Eslovênia, quando eu ainda estava estudando o meu itinerário, pesquisei no google (em geral em inglês, pois tem mais resultados) com as seguintes palavras-chave:

- Slovenia attractions (atrações)
- Slovenia nature (natureza)
- Slovenia best cities (melhores cidades)
- Slovenia mountains (montanhas)
- Slovenia what to do (o que fazer)
- Slovenia trekking (caminhada/trilhas)

          De longe, o melhor site que eu encontrei foi o próprio endereço oficial do governo esloveno, com a função de divulgar as atrações turísticas do país: www.slovenia.info

           Nessa página você pode encontrar muitas informações úteis sobre as mais diversas atrações da Eslovênia - tudo muito bem explicado e organizado, com os pontos turísticos divididos pelas regiões do país.

           Depois de decidir quais lugares você deseja conhecer na Eslovênia, e quanto tempo vai ficar em cada uma, vamos para o segundo passo! Abra a página do Google Maps, entre na sua conta (faça login com seu usuário e senha) e marque com uma estrela no mapa cada ponto que você escolheu para visitar, usando a ferramenta "Meus Lugares". No exemplo abaixo, eu marquei Bovec:





            A partir da localização geográfica das cidades, trace o seu caminho de carro utilizando a ferramenta "Como Chegar". Tudo o que você tem que fazer é digitar os pontos de partida e de chegada, e o google se encarrega de verificar o seu trajeto, a distância e o tempo que você vai levar para percorrer. Ou seja, não sobra nada para você mesmo fazer!




            Se o seu roteiro não será feito de carro, então posso indicar um site mais apropriado: www.rome2rio.com

             Nessa página, você faz o mesmo esquema do Google Maps, preenchendo a cidade de origem e a de destino. A diferença é que o site vai lhe trazer não só a opção de dirigir, mas também vai lhe indicar como fazer esse trajeto de trem, ônibus, avião, barco ou até mesmo a pé! E o que é melhor: ele ainda tem os preços de cada meio de transporte e lhe indica exatamente onde comprar!




          Vamos supor que você decida fazer o trajeto de trem. Você clica ali onde diz "trem" e vai abrir a seguinte janela:



          Está vendo como você não precisa nem pensar em nada? O programa calcula tudo - preço, companhia que vende as passagens, horários, duração, frequência do trem... e ainda lhe oferece dicas de passeios e hospedagem na cidade de destino! Tudo o que você precisa fazer é passar o número do seu cartão de crédito e aproveitar a viagem!

      É ou não é muito fácil montar o seu roteiro personalizado??




             Vamos falar agora especificamente sobre essa viagem que eu fiz para a Eslovênia, em outubro de 2013. Confira no mapa abaixo as cidades que eu conheci:


O mapa em branco foi tirado deste site: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Slovenia_map_blank.png
 e editado por mim no Paint! 

            Como você deve ter notado, tem 3 cidades no mapa sobre as quais ainda não falei aqui no blog! É que eu achei que seria perda de tempo escrever posts específicos sobre esses locais, pois sinceramente não tiveram grande importância para mim. De qualquer jeito, só para não deixar a lacuna, aqui vão pelo menos algumas rápidas descrições: 


          1. Predjama - situada a apenas 10km das Cavernas de Postojna, a cidade apresenta um castelo medieval que foi construído na entrada de uma caverna, sobre um penhasco de 123m de altura. Só vi por fora, pois o ingresso de entrada custa 9 euros e acho que o diferencial do lugar, mesmo, é o panorama exterior. Afinal, dificilmente uma foto de dentro do castelo vai ser mais bonita que uma de fora!




            2. Novo Mesto - cidade do sudeste da Eslovênia, cresceu às margens do rio Krka. O centro histórico é bem interessante (achei até mais bonito que o de Liubliana), com ruas largas e muitos cafés. O melhor ângulo para fotografar Novo Mesto é do alto de suas pontes, para flagrar o reflexo das casas na água verde-musgo do rio.





           3. Piran - localizada às margens do Mar Adriático, se parece muito com uma cidade italiana e é conhecida como a "Veneza da Eslovênia". É cheia de ruelas estreitas, cantinas e pizzarias, e lá muita gente também fala italiano. Infelizmente estava chovendo MUITO quando eu visitei Piran, e eu acabei não conseguindo tirar nenhuma foto.


 Fonte: http://flexitreks.com/cycling-holidays/lake-bled-to-the-adriatic-cycle-tours/

   
           Agora que você realmente já está a par de TUDO o que eu visitei, confira abaixo a distância entre alguns pontos, em quilômetros (segundo o Google Maps):

LIUBLIANA - 48 - BLED - 39 - KRANJSKA GORA - 46 - BOVEC - 22 - KOBARID - 16 - TOLMIN - 144 - PIRAN - 74 - POSTOJNA - 27 - KRIZNA JAMA - 89 - NOVO MESTO - 129 - MARIBOR - 130 - LOGAR VALLEY - 65 - LIUBLIANA


              Você, que a essa altura já deve estar comprando sua passagem para a Eslovênia, deve estar se perguntando quantos dias ficar em cada uma dessas cidades. É claro que depende de quanto tempo você tem para ficar no país - mas, de qualquer forma, eu não recomendo que você faça uma dessas visitas apressadas de 1 ou 2 dias pela Eslovênia, como a maioria dos pacotes de viagem oferece. Se você não tem no mínimo 10 dias para ficar no país, por favor reserve então a Eslovênia para uma próxima oportunidade!

              Abaixo você confere quantos dias, na minha opinião, cada lugar merece:

Liubliana - 1 dia
Bled/Bohinj/Vintgar/Pokljuka - 2 dias e meio
Kranjska Gora - 1 dia
Vale do rio Soca (Trenta/Bovec/Pluzna/Kobarid/Tolmin) - 2 dias e meio
Piran - meio dia
Postojna/Predjama - 2 horas
Krizna Jama - depende da duração do seu tour (1h, 4h ou 7h)
Novo Mesto - meio dia
Maribor - meio dia
Logar Valley - 1 dia


         Agora que você já alugou seu carro e definiu o roteiro, temos que tratar de outros assuntos importantes: 

- Como chegar à Eslovênia? 
- Onde se hospedar em cada cidade? 
- Onde comer?
- E quanto pagar por tudo isso?

           Não perca, tudo isso e muito mais no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog