segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mato Grosso: roteiro de 18 dias com Cuiabá, Nobres, Chapada, Vila Bela e Pantanal

Nos últimos posts, publiquei dicas sobre todos os lugares que visitamos na nossa viagem de 18 dias pelo Mato Grosso.



No nosso roteiro, conhecemos 6 destinos desse estado, e nos organizamos da seguinte forma: montamos "base" em Cuiabá, onde deixamos nossa mala grande, e saímos só com as mochilas para 2 viagens a outras regiões do estado. A primeira foi para o norte/leste, onde visitamos a região de Nobres e a Chapada dos Guimarães, e durou 7 dias. E a segunda foi para o sul/oeste, onde visitamos a Dolina Água Milagrosa (em Cáceres), a região de Vila Bela da Santíssima Trindade (Serra Ricardo Franco) e o Pantanal, e durou 9 dias.

Todos os nossos deslocamentos foram feitos de carona, sem exceção - de modo geral, foi bem fácil viajar assim pelo MT.

Este é o mapa do nosso roteiro, bem simplificado - clique aqui para abrir e ver ele mais de perto.





24/5 - Cuiabá

Chegamos a Cuiabá de manhã, vindos de ônibus de Campo Grande, e fomos conhecer as principais atrações da cidade:



Museu da Caixa-d'água

uma rua do centro

Catedral Metropolitana

Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Centro Geodésico

Palácio de Instrução

Macaco no Parque Mãe Bonifácia

Parque Mãe Bonifácia


25 a 28/5 - Nobres

Escrevi um post bem completo sobre todos os passeios que você pode fazer nessa região:

Nobres - guia de passeios

E também um com uma boa dica de hospedagem:

Estância da Mata - hospedagem em Nobres

25/5 - Saímos pelas 6h30 de Cuiabá e chegamos na região de Nobres pelas 8h30. Fizemos o passeio de flutuação no Rio Triste pela manhã, e à tarde fomos ao SESC Serra Azul. Já bem no fim da tarde, fomos à Lagoa das Araras.

26/5 - Conhecemos 3 dos 4 atrativos do Rio Salobra: o Aquário Encantado, o Refúgio Água Azul e o Reino Encantado (faltou o Vale das Águas, que conhecemos no último dia). No fim da tarde, seguimos para o Mirante do Cerrado para ver o pôr do sol.

27/5 - Fizemos o Boia-cross no Duto do Quebó, depois fomos para a Estância da Mata (onde fizemos tirolesa e arvorismo) e tentamos conhecer a Cascata dos Namorados, mas não conseguimos. No fim da tarde, fomos de novo à Lagoa das Araras.

28/5 - De manhã, fizemos a flutuação no Vale das Águas. Saímos de Nobres depois do almoço e fomos para a Chapada dos Guimarães, chegando lá no fim da tarde.


Vale das Águas


29 a 31/5 - Chapada dos Guimarães

Escrevi este post, com todos os passeios que fizemos na Chapada (os auto-guiados) e os que deixamos de fazer (os que requerem guia):


Dicas da Chapada dos Guimarães


29/5 - Fizemos as trilhas do Parque Nacional (Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha), depois fomos à Cascata do Marimbondo e terminamos a tarde vendo o pôr-do-sol no Mirante Morro dos Ventos.

30/5 - Fomos à Pousada Penhasco, ao mirante do Restaurante Atmã, fizemos a trilha atrás da Salgadeira, fomos ao Portão do Inferno e terminamos o dia vendo o pôr-do-sol e o nascer da lua cheia no Mirante Alto do Céu.


31/5 - Saímos da Chapada de manhã, para Cuiabá.



Véu de Noiva



1/6 - Dolina Água Milagrosa

Saímos de Cuiabá pelas 6h30 e chegamos na Dolina Água Milagrosa às 9h30. Passamos o dia inteiro na lagoa e fomos dormir em Cáceres, a cidade mais próxima. Leia o post:

Dolina Água Milagrosa, um dos melhores passeios do MT






2 a 4/6 - Vila Bela da Santíssima Trindade

Foi o nosso destino preferido, entre os 6 que visitamos no estado. Escrevi este post contando todos os passeios que fizemos por lá, na Serra Ricardo Franco, que separa o Brasil da Bolívia:

Vila Bela - dicas e roteiro

2/6 - Saímos de Cáceres de manhã e chegamos a Vila Bela no meio da tarde. Aproveitamos para conhecer a cidade, visitando o Rio Guaporé e a praça central, onde está a ruína da antiga Catedral.

3/6 - Fizemos a trilha da Cascatinha e da Cascata dos Namorados, e depois fomos para o Cânion do Jatobá.

4/6 - Fizemos a trilha da Cachoeira do Jatobá e depois fomos de novo para o Cânion do Jatobá. Foi o melhor dia entre os 18 do nosso roteiro pelo MT.


Cânion do Jatobá


5/6 - Vila Bela - Cáceres

Saímos de manhã de Vila Bela e chegamos à tarde em Cáceres. Só demos uma pequena volta pela cidade.


6 a 9/6 - Pantanal

Publiquei o nosso roteiro e todas as dicas para uma viagem econômica ao Pantanal, que é a região mais cara que eu já visitei no mundo, neste post:

Como viajar barato pelo Pantanal do MS e do MT

6/6 - Saímos de manhã de Cáceres e fomos para Poconé, chegando lá no começo da tarde. Foi o tempo ideal para conhecermos a Estrada de Poconé a Porto Cercado, com 1h30 de parada no SESC Pantanal.

7/6 - 1° dia na Transpantaneira: safári pela estrada e passeio de barco no Rio Pixaim, oferecido no Hotel Mato Grosso.


8/6 - 2° dia na Transpantaneira: bate-volta de Poconé a Porto Jofre, com passeio pela orla do rio e pela área extensa do Hotel Pantanal Norte.


9/6 - Ida de Poconé para Cuiabá.





10/6 - Volta de Cuiabá para o RS


____________________________














Nenhum comentário:

Postar um comentário