segunda-feira, 18 de junho de 2018

Parque Ecológico Rio Formoso: o melhor boia-cross de Bonito

Nos últimos posts sobre Bonito/MS, contei nossas experiências na Nascente Azul e no Sítio Ybirá-Pe. Agora vou falar sobre outro dos passeios que mais gostamos: o boia-cross que fizemos no Parque Ecológico Rio Formoso.

Onde fica?

Com uma localização bem privilegiada, o parque é um dos atrativos mais próximos ao centro de Bonito - apenas 7km e menos de 10min de carro. É também um dos únicos onde você pode chegar por uma estrada totalmente asfaltada, sem a necessidade de dirigir por estradas de terra. Quem não alugou carro e também não está disposto a pegar carona (como nós) pode chegar lá tranquilamente com uma bicicleta alugada.

Como é e quanto custa o passeio

O Parque Ecológico Rio Formoso ocupa uma área enorme, de quase 200 hectares. Em frente ao receptivo há uma lagoa de água verde, onde você pode tomar banho, ficar em volta relaxando nas espreguiçadeiras, fazer uma divertida tirolesa, passear de caiaque, pular no trampolim ou andar no stand-up paddle. Também pode caminhar ao redor de todo o lago, e se der sorte ver algumas aves diferentes - eu vi um tucano enquanto caminhava por ali.

Essa foi a melhor, maior e mais completa área de balneário que visitamos em Bonito.

Além da área da lagoa, o parque oferece atividades de flutuação e boia-cross no Rio Formoso, e uma trilha ecológica. Se você contrata alguma dessas atividades, ganha também o direito de passar o dia na área da lagoa.

Cada atividade + day use na lagoa custa R$100 (temporada 2018).

Além disso, no receptivo também é servido almoço todos os dias - o cardápio é costela bovina, frango ao molho, moqueca, feijão, arroz, mandioca, farofa, macarrão e vários tipos de salada. Para sobremesa, doce de leite, de banana, de melancia e de abóbora. Tudo caseiro e regional!

Boia-cross

O carro-chefe do Parque Ecológico, o passeio que quase todos os turistas fazem, é o boia-cross, e foi o que nós escolhemos também.

No horário agendado para o nosso passeio, os guias nos chamaram e o grupo (no máximo 9 pessoas, o nosso tinha 6) foi reunido para todos se equiparem com capacetes e coletes salva-vidas. Gostei bastante que são 2 guias que acompanham o grupo - dessa forma, um fica na frente e outro atrás, aumentando muito a segurança.

O passeio começa com uma caminhada de 900m por uma trilha na mata, até a beira do Rio Formoso, onde estão as boias numa plataforma de madeira. Então, depois de ouvir as explicações do guia sobre como será o passeio e como usar e conduzir a boia, entramos na água.

A partir daí é só relaxar e curtir o passeio, que mistura momentos de muita tranquilidade com outros de adrenalina. Descemos o curso do rio por aproximadamente 1,2km, passando por algumas corredeiras e pequenas cachoeiras. Há momentos em que você pode ficar de pé na boia, e outros em que dá para descer da boia e dar um mergulho no rio. Todo o percurso do boia-cross é bem diversificado, e dura aproximadamente 1 hora (contando só o tempo dentro d'água).

O passeio superou todas as nossas expectativas - gostamos muito, mesmo, e recomendamos demais!

No final do percurso de boia, os guias ainda dão um tempo para o grupo tomar banho numa área mais calma do rio - porém, como estava frio, ninguém do nosso grupo quis entrar de novo!

A trilha de volta, do ponto final do boia-cross até o receptivo, é de 300m.

Ao longo de todo o passeio, um monitor fica nos acompanhando por uma trilha na borda do rio, enquanto tira fotos e filma cada momento. Na volta ao receptivo, você vê as fotos e vídeos no computador e, se gostar e quiser, pode comprar o CD por R$50. São essas as fotos que ilustram este post.

Quanto tempo reservar para o passeio no Parque Ecológico Rio Formoso?

Depende de quantas atividades você fará. Nós, assim como a grande maioria dos turistas, fizemos somente o boia-cross.  Nesse caso, 1/2 dia é tempo suficiente para dedicar ao parque (toda a manhã ou toda a tarde).

Como nós não tínhamos nenhum outro passeio marcado para esse dia, fizemos um roteiro bem relaxado e passamos o dia inteiro por lá, o que recomendo se você está com tempo sobrando, ou se gosta de aproveitar ao máximo cada atrativo. Saímos às 10h do centro de Bonito, chegamos 10h15 no receptivo e ficamos aproveitando a área da lagoa até às 13h, horário agendado para o nosso passeio. Voltamos ao receptivo por volta de 14h30, ficamos mais algum tempo por lá, olhando as fotos e conversando com o grupo, e em seguida voltamos para Bonito.

* A idade mínima para o boia-cross é 7 anos
* Gestantes não podem fazer o passeio
* O peso máximo permitido é 120kg

___________________________________________________

Leia os posts sobre outros passeios em Bonito: