segunda-feira, 15 de junho de 2020

Dicas sobre Teriberka, no norte da Rússia

No último post falei sobre nossas experiências na Rússia e dei algumas dicas sobre o país, com base nas 2 viagens que fizemos para lá.

Agora, eu estava fazendo um post com o nosso roteiro completo de 15 dias entre Murmansk e São Petersburgo, mas comecei a escrever sobre os dias que passamos em Teriberka e não parei nunca mais. Então, para não ficar muito cansativo, resolvi fazer este post específico só sobre esse vilarejo.




Decidimos colocar Teriberka no nosso roteiro porque estaríamos em Murmansk, e eu queria aproveitar para conhecer o Oceano Ártico também na Rússia (já tínhamos estado na costa norueguesa). Não lemos nenhum texto, nem recebemos indicação de ninguém para ir lá - simplesmente olhamos no mapa as praias possíveis de se chegar de carro, e nos pareceu que a única era Teriberka.

Acertamos em cheio! De todos os lugares que eu já conheci, sou capaz de dizer que Teriberka está pelo menos entre os 5 que eu mais gostei. Não adianta: quanto mais longe, mais isolado, mais difícil... mais eu gosto (não à toa, meu maior sonho é conhecer a ilha de Tristão da Cunha, o lugar habitado mais isolado do mundo).

E o pior é que não tem explicação - a maioria das pessoas que vêem fotos de Teriberka deve pensar que é um vilarejo pobre, horrível, ventoso, com casas caindo aos pedaços. E eu nem sei mesmo explicar por que eu gostei tanto - acho que foi só a sensação de estar lá, o ar selvagem, a atmosfera de isolamento, de olhar o mapa e pensar que eu estava lá... foi tão emocionante quanto chegar ao Nordkapp, que é o ponto mais ao norte da Europa continental mas é totalmente urbano e civilizado, um contraste imenso com Teriberka.



Como é Teriberka

É um vilarejo com 900 habitantes que fica na Península de Kola, no noroeste da Rússia, à beira do Oceano Ártico. Turístico no inverno (russos de outras partes vão lá para ver a aurora boreal), mas totalmente deserto nas outras estações, uma verdadeira cidade-fantasma. Não se vê turistas, e apenas uns poucos moradores nas ruas. Os mercados são dentro de casas fechadas, sem nenhuma placa na frente (você precisa adivinhar onde eles estão e bater na porta). Os hoteis ficam todos fechados, e restaurantes nem achamos nenhum.

Pelo que ficamos sabendo, um premiado filme de 2014 chamado "Leviathan" foi filmado em Teriberka. A partir daí, a cidade até passou a atrair os fãs do filme, mas na verdade a imagem passada foi a pior possível - a de um vilarejo miserável e depressivo no fim do mundo (o que não deixa de ser verdade). Leia mais sobre esse assunto neste link.







Como chegar lá

Teriberka é o lugar mais isolado onde eu já estive.

Você só pode chegar a Teriberka partindo de Murmansk, pois acredito que não tenha estradas para nenhum outro lugar. Pode ser que no inverno (e talvez até no verão, por ser uma praia), haja transporte público entre essas 2 cidades - mas no outono, quando estivemos lá, não havia essa opção. Então, se você não estiver de carro, o único jeito de chegar lá é contratando alguém para levar você ou pedindo carona na estrada, que foi o que fizemos. 

Se você olhar no mapa, vai ver que o trajeto Murmansk - Teriberka tem formato de L. A primeira parte (horizontal no mapa) é asfaltada, tem 93km e pode ser feita em pouco mais de 1h. Mas a segunda parte (vertical) é nada menos que a pior estrada que eu já vi na minha vida. São apenas 43km nesse trecho, mas a viagem leva cerca de 1h30min devido aos buracos e pedregulhos, que estão presentes do início ao fim. 

A boa notícia é que, via de regra, quanto pior a estrada, melhores as chances de conseguir carona. Passam muito poucos carros (ainda mais de manhã cedo), mas os primeiros que passaram nos levaram.


Vendo o amanhecer na estrada, esperando carona
O começo e a parte menos esburacada da estrada




Quantos dias ficar em Teriberka

Nosso plano inicial era ficar pelo menos umas 3 noites lá, para termos mais chance de ver a aurora boreal. Porém, como vimos que a previsão era só de tempo nublado dali pra frente, diminuímos o roteiro para 2 dias. Acho que foi o tempo ideal (mínimo) para conhecermos bem toda a região de Teriberka. Não recomendo que você faça apenas um bate-volta de Murmansk, pois vai ficar corrido.



Hospedagem em Teriberka

Como era de se esperar, não encontramos nenhum anfitrião do Couchsurfing que pudesse nos receber em Teriberka. Também não vimos nenhum hotel aberto, nem qualquer outra forma de hospedagem. O jeito foi abordar algumas das pouquíssimas pessoas que passavam na rua e perguntar sobre isso. Nossa busca não durou muito - logo um homem nos ofereceu um apartamento por uma noite, por 1.500 rublos (cerca de 20 euros).

Essa hospedagem não podia ter sido melhor - era um apartamento enorme, com várias peças, super confortável. Ficava no prédio mais ao norte do vilarejo, em Nova Teriberka, com vista para o lago:





Roteiro de 2 dias


Dia 1 (24/09)

Para fazer o dia render, saímos de Murmansk antes das 6h e conseguimos chegar a Teriberka por volta das 9h30.

O vilarejo é dividido em 2 partes, separadas por uma ponte sobre um braço do oceano. A parte leste é a Velha Teriberka e a parte oeste é a Nova Teriberka. É muito longe ir a pé de uma a outra, mas dá para ir de carona tranquilamente.

Dedicamos o nosso primeiro dia a conhecer a Velha Teriberka e seu entorno. Além de passear um pouco pelo "centro", vendo e entrando nas casas abandonadas, fizemos uma caminhada pela estrada de chão que margeia a orla. Andamos 7km do "centro" para o leste, e voltamos pelo mesmo caminho. Estas são algumas das fotos que tiramos nesse dia:


Muitos prédios abandonados - dá pra entrar e passear dentro de todos eles




Gente surfando no Ártico, 0°C




Um cemitério na beira da praia






Também vimos (mas não conseguimos fotografar) uma cena inesquecível: um cachorro perseguindo uma lebre-ártica gigante, que felizmente conseguiu escapar.


Dia 2 (25/9)

Dedicamos esse dia a conhecer os arredores da Nova Teriberka. Partindo do nosso prédio pelas 9h30, margeamos o lago e seguimos pela trilha costeira, sentido oeste (a estrada de chão acaba logo e vira uma trilha). O caminho está todo marcado no aplicativo MapsMe. Não sei exatamente até onde fomos (a trilha seguia por muitos km ainda), mas calculo que pelo menos uns 8km só de ida (a volta é pelo mesmo caminho).

Esse passeio foi espetacular - veja algumas fotos:









Nessa trilha conhecemos a grande atração de Teriberka - uma cachoeira que deságua praticamente direto no oceano. Incrível!







Neste vídeo dá pra ver melhor como é a cachoeira:



Houve lugares da trilha em que vimos uma quantidade absurda de aves, mais até do que eu vi em Ushuaia ou mesmo em Galápagos. Pena que não levamos câmera nessa viagem, só o celular, por isso não deu pra dar zoom. Estas fotos dão uma ideia de uma das revoadas que vimos, mas não representa nem 10% do que era ao vivo:





Também vimos muitos lemingues, ratinhos típicos da tundra, que parecem deslizar pelas pedras. Há quase um mês eu estava procurando por eles nas nossas trilhas, e em Teriberka finalmente conseguimos ver (mas é impossível tirar fotos, eles são muito rápidos e pequenos).

Além disso, também ficamos sabendo que ali perto da cachoeira morava uma família de ursos, mas não os achamos. Os ursos não chegam a ser perigosos (só atacam caso se sintam muito ameaçados), mas nessa época de pré-hibernação eles têm que comer muito, então melhor evitar.

Terminamos o passeio pelas 15h, fomos para casa comer e fizemos nosso check-out.

No final da tarde, voltamos para Murmansk de carona. Mais uma vez, o difícil foi passar algum carro - mas esperamos cerca de 30min e o segundo que passou nos levou diretamente até Murmansk, pois praticamente não há outros vilarejos no caminho.

Encerramos assim o nosso roteiro de 2 dias por Teriberka.



__________________________________



No próximo post, nosso roteiro de 15 dias entre Murmansk e São Petersburgo, com todas as atrações que conhecemos no caminho.

Nossa página no Facebook: Turismo Sem Clichê

E no instagram: @adrikapp

Leia também:

A Rússia não é um país difícil

Roteiro de 18 dias pelos Bálticos - Estônia, Letônia e Lituânia

Dicas sobre o Nordkapp, Noruega

Dicas sobre Aurora Boreal no outono

Roteiro de 17 dias pela Lapônia finlandesa

Belarus ou Bielorrússia - dicas e roteiro de 6 dias

Roteiro de 113 dias - norte e leste da Europa

Roteiro de 98 dias - Turquia, Geórgia, Rússia, Armênia, Azerbaijão e Bulgária













Nenhum comentário:

Postar um comentário