sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Patagônia - os melhores e os piores

Ao longo de tantos posts, você acompanhou uma viagem inesquecível de 26 dias por uma das regiões mais bonitas do planeta: a Patagônia argentina.

Agora vamos então conferir os recordes dessa aventura, tanto os bons quanto os ruins:



MELHOR CIDADE - Sem dúvida, esse troféu vai para El Chaltén, onde passamos 3 dias e meio que já valeram pela viagem inteira! Passeios incríveis e gratuitos pelas trilhas do Parque Nacional Los Glaciares fizeram desse pequeno povoado a cidade que mais gostamos em toda a Patagônia.






PIOR CIDADE - Aqui eu teria 2 opções numa disputa acirrada: Esquel (onde tudo deu errado, e não conseguimos fazer o passeio que mais queríamos) ou El Calafate (que nos decepcionou porque tínhamos uma expectativa muito grande sobre o Perito Moreno, que não foi atingida). Entre as duas, o título de pior cidade vai para Esquel, pois só passamos dificuldades por lá! Problemas com a falta de dinheiro, problemas com o passeio frustrado aos Túneles de Hielo, problemas em Los Alerces, calor insuportável... acho que isso já é suficiente para justificar a minha escolha!
 
El Calafate


Esquel




CIDADE MAIS CARA - Entre as que visitamos, com certeza Ushuaia foi onde mais deixamos nosso dinheiro. Se você não quer gastar muito numa viagem, não aconselho que vá a Ushuaia. Tudo lá é bem caro se comparado ao resto da Patagônia - hospedagem, alimentação, aluguel de carro, transporte público e, sobretudo, os passeios têm preços exorbitantes (e é claro que, se você está lá, tem que fazer!). Isso não significa que não vale a pena - muito pelo contrário, Ushuaia é espetacular! Mas não se engane pelo preço barato da passagem e vá preparando o seu bolso!






CIDADE MAIS BARATA - Difícil classificar as outras cidades em termos de preço, pois todas são mais ou menos parecidas. Eu diria que El Bolsón é a mais barata, especialmente por ser a menos turística. De qualquer forma, um passeio pelo Lago Puelo (atração de El Bolsón) também requer umas economias.





MELHOR PASSEIO GRATUITO - As trilhas de El Chaltén - Laguna Torre e Laguna de los Tres! Entre as duas, eu ficaria com a segunda. Sem gastar absolutamente nada, você pode passar dias conhecendo as paisagens mais inacreditáveis da Patagônia!





PIOR PASSEIO GRATUITO - Todos os passeios gratuitos que fizemos valeram a pena, de alguma forma. Nem todos foram ótimos como as trilhas de El Chaltén e El Bolsón, mas não nos arrependemos de ter ido a nenhum dos lugares. O que eu poderia nomear o pior passeio gratuito só pode ser a nossa rápida visita ao cemitério em Ushuaia, que realmente não teve utilidade nenhuma e não acrescentou em nada.


MELHOR PASSEIO PAGO - Grande parte das excursões que contratamos foram caras, mas valeram cada centavo investido! Entre essas, destacam-se o icetrekking no Glaciar Viedma (El Chaltén), a Isla Pinguinera (Ushuaia) e a Isla H. Dificílimo eleger uma das 3, pois cada uma nos trouxe alguma oportunidade especial (caminhar sobre o gelo, andar entre os pinguins e ver um pôr do sol absurdamente bonito). Sendo impossível o empate técnico, o troféu vai para o icetrekking no Glaciar Viedma.

Isla H

Isla Pinguinera


Glaciar Viedma


PIOR PASSEIO PAGO - Nessa categoria não dá outra - é ela mesma, a excursão interminável pela Rota dos Sete Lagos, em Bariloche. Das 10h de duração do passeio, mais de 8h ficamos dentro do ônibus. Recomendo veementemente que você passe longe dessa armadilha e não caia na asneira de fazer esse passeio! Só para não deixar de citar, também evite o terrível Cerro Frías, em El Calafate, nossa medalha de prata.


Cerro Frias

Rota dos Sete Lagos


MELHOR SURPRESA - Muitas foram nossas surpresas agradáveis nessa viagem pelo sul da Argentina. Destaque aqui para dois lugares maravilhosos que nem sonhávamos que existiam nessa região: a trilha do Cajón del Azul, em El Bolsón, e a Laguna Nimez, em El Calafate. Cada um deles nos surpreendeu à sua maneira, e os dois mereciam o título de passeio-revelação. Como tenho que escolher um deles, vai o Cajón del Azul - que nos proporcionou uma das paisagens mais bonitas que eu já vi: uma ponte de madeira sobre um rio de águas verdes.





PIOR SURPRESA - O fato de que a viagem de ônibus de El Calafate até Ushuaia demora um dia inteiro! Nunca, jamais, em hipótese alguma, sequer desconfiávamos disso e fomos pegos totalmente desprevenidos no guichê da rodoviária. Só sei que não faço essa viagem NUNCA MAIS, agora é só de avião - que é muito rápido e mais barato!



MAIOR DECEPÇÃO - O Perito Moreno, em El Calafate, tinha tudo para ser um dos pontos altos da nossa viagem - eu, pelo menos, há muitos anos sonhava em conhecer essa grandiosa geleira. Justamente por isso a queda foi alta, e em muito o nosso passeio deixou a desejar. Não sei exatamente o que eu esperava, mas não era só a geleira e algumas passarelas em volta. Outra grande decepção foi não conseguirmos vaga para o passeio dos Túneles de Hielo, em Esquel, que prometia ser um dos melhores da viagem. Também me frustrei por ser tão caro ir para Puerto Williams, de Ushuaia - quase R$ 1.000 de passagem, não deu pra encarar!






MELHOR HOTEL - Tivemos sorte na maioria dos lugares onde nos hospedamos. Considerando que reservamos sempre os hoteis mais baratos da internet, achei muito boa a infraestrutura de praticamente todos eles. O título de melhor, porém, só podia ser de um deles: Hotel Colón, onde passamos a última noite da viagem, em Buenos Aires. Além do preço, tudo mais foi perfeito - o quarto, o atendimento, a recepção, o café da manhã, a localização... sem palavras para elogiar!



Fonte: tripadvisor


PIOR HOTEL - O Hotel-Restaurante (que não tem mais restaurante há muitos anos) Antártida Argentina, em Ushuaia, é o grande vencedor nesta categoria. De lá levamos as recordações de uma mancha marrom muito suspeita no chão do banheiro e da promessa frustrada de uma vista para o mar. E apesar de termos pago barato, em termos de Ushuaia, nossos bolsos choraram bastante! A parte boa foi que demos muitas risadas com o dono do hotel, um japonês engraçado até não poder mais.

 
Fonte: hotelescerrocastor.com.ar



MELHOR RESTAURANTE - Com certeza o prêmio é do La Senyera, em El Chaltén. Até hoje ainda lembro com clareza da minha satisfação comendo aquele risoto de frango com açafrão! E nós gostamos tanto que acabamos voltando lá no dia seguinte para comer a mesma coisa - foi o único dia em toda a viagem que repetimos um restaurante. Mas também vou indicar uma ótima opção em Bariloche, que merece o nosso segundo lugar: Bodega del Fin del Mundo. Vale a pena e é barato!


Fonte: tripadvisor



PIOR RESTAURANTE - Questa Pizza, o fast-food italiano no Shopping Paseo del Fuego, em Ushuaia! Nosso prato de massa demorou um século para chegar (isso que era fast-food), a comida era muito ruim, não tinha nem queijo ralado e o preço foi caríssimo!



Fonte: paseodelfuego.com.ar


MAIOR CALOR - Durante toda a primeira parte da nossa viagem (Bariloche, El Bolsón e Esquel) pegamos MUITO calor, para o nosso azar! Acredito que o momento mais quente tenha sido o que passamos no Parque Nacional Los Alerces. Custo a acreditar que em plena Patagônia conseguimos pegar uma temperatura assim! O refresco nas águas congelantes do Lago Verde foram a nossa recompensa depois de horas e horas caminhando.







MAIOR FRIO - Para compensar tanto calor no começo da viagem, pegamos também dias MUITO frios no sul da Patagônia (El Chaltén, El Calafate e principalmente Ushuaia). Quando estávamos na Isla Martillo/Pinguinera, sentimos o maior frio das nossas vidas, e não havia agasalho que esquentasse!






MELHORES PESSOAS - durante essa viagem conhecemos um grande número de pessoas, algumas das quais tão boas para nós que merecem esta homenagem! Em primeiro lugar, não poderia ser diferente: nosso muito obrigado a Renata e Marcelo, que nos ajudaram MUITO em Ushuaia e nos levaram de carro para conhecer o Glaciar Le Martial, a Estância Tunel e o Parque Nacional Tierra del Fuego, além de nos levar para um city-tour e nos receber na casa deles para um churrasco! Ótimas lembranças desse casal de amigos aos quais ainda pretendo retribuir a hospitalidade! Em segundo, Katie e Steve, o alegre casal de americanos que passou o dia conosco ao longo da trilha para a Laguna de los Tres. Muito legais, donos de um estilo de vida invejável e de uma energia contagiante, eles não só nos acompanharam como foram de extrema valia, quando me emprestaram um casaco para que eu não congelasse perto da Laguna! Cristina Cano Nora, a dona da loja de antiguidades La Estación, em Esquel, também teve grande importância - fez tudo e mais um pouco para nos ajudar com o problema do dinheiro. Também há Francisco e Ruth, o casal de argentinos que fez junto conosco a trilha do Cajón del Azul, e o casal de franceses que parou para nos dar água quando nos perdemos no meio do Parque Los Alerces. Muito obrigado a todos eles (mesmo eu sabendo que não vão ler)!

 
Katie e Steve - El Chaltén
 

Renata e Marcelo - Ushuaia


PIORES PESSOAS - aqui podemos citar as 3 diabas que falaram sem parar durante horas, ao longo do passeio de 4x4 no Cerro Frias, a moça da loja de El Chaltén que me alugou botas rasgadas e os inúmeros vendedores argentinos que são antipáticos ao extremo e definitivamente não fazem questão de vender nada. O troféu vai para a desonesta dona da loja que aluga equipamento de neve, ao lado da agência Patagonia Aventura, em El Chaltén. Pena que não tirei uma foto da cara dela, para denunciar!!



MAIOR AVENTURA - Fortes emoções não nos faltaram nunca, mas elegemos como a maior aventura a tempestade de neve no Glaciar Le Martial, em Ushuaia. Quase fomos arremessados montanha abaixo, e assim que eu voltei da trilha ela foi fechada devido às más condições climáticas. Também quero lembrar da nossa aventura no Cerro Otto, em Bariloche, em que subimos todo o morro por uma trilha deserta e muito perigosa devido a assaltos - e, é claro, só ficamos sabendo disso depois!





MAIOR COINCIDÊNCIA - no passeio do Lago Puelo, em El Bolsón, um certo casal me pediu que tirasse uma foto deles. 2 dias depois, na Laguna Zeta, em Esquel (um local NADA turístico) o MESMO casal apareceu (não sei de onde) e me pediu outra vez para tirar uma foto deles! 


Lago Puelo
 
Laguna Zeta



MAIORES PERRENGUES - sobre isso eu poderia passar dias escrevendo, mas sendo sucinto vou citar apenas os top 5, nesta ordem: (1) o problema com nossos cartões de crédito, que nos fez ficar sem quase nada de dinheiro durante uma semana; (2) o roubo da minha câmera, no avião, em Buenos Aires; (3) o roubo da mochila do meu amigo num táxi em Buenos Aires (provavelmente um perrengue maior do que o roubo da minha câmera, mas como eu que estou escrevendo, para mim o meu foi pior); (4) a nossa aventura no Parque Los Alerces, em que passamos horas e horas vagando perdidos debaixo do sol e com sede; (5) o problema nos motores da nossa lancha no Lago Puelo, que foi contornado em seguida e evitou o nosso naufrágio!



MAIOR SORTE - ver um pinguim-rei na Isla Martillo, ou Pinguinera - coisa que só acontece 1 ou 2 dias por ano!





COISAS MAIS ENGRAÇADAS - aqui sim temos uma lista realmente extensa! Achamos graça em MUITA coisa - certamente bem mais do que pessoas normais. Alguns dos momentos em que nós mais rimos durante a viagem foram, nesta ordem: (1) quando estávamos conversando na sala de estar da pousada La Guanaca, em El Chaltén, e a televisão parou de passar a programação normal para anunciar a renúncia do Papa Bento XVI. Nessa ocasião, a faxineira teve um ataque de riso que contagiou a todos nós; (2) na excursão à Isla H, quando o guia nos mostrava um mapa e explicava o trajeto do barco, uma turista brasileira perguntou (e estava falando sério): mas onde fica o Alasca, que eu não estou vendo??? (3) o nome da dona do Hotel Mustapic, em Ushuaia, era Ana Emília, mas eu menti para o meu amigo que o nome dela era Cristina, e ele a chamou assim diversas vezes; (4) uma lancheria (não lembro onde) em que o cardápio dizia: pancho sem nada - 18 pesos / pancho com queijo - 18 pesos / pancho com queijo e 2 molhos - 18 pesos; (5) Mário, o nosso guia na excursão pela Rota dos Sete Lagos, pediu para ser chamado apenas de Mário, e não de "guia". Menos de 10 segundos depois, uma passageira interrompeu as explicações e gritou: "GUIA, pode fechar a janela?".



Fonte: univisionsandiego.com

MELHOR FOTO - Apesar de a minha câmera ser não mais que uma SONY minúscula de bolso, nessa viagem tirei muitas fotos lindas - com essas paisagens, também, não poderia ser diferente! Dessa vez vou fazer um top 10 em ordem decrescente:


10. Vista do topo do Cerro Otto, em Bariloche





9. Gaivotas no lago Nahuel Huapí, em Bariloche







 

8.  Puerto Pañuelo, em Bariloche, local de partida para a Isla Victoria






 
7. A praia da Reserva Laguna Nimez, banhada pelo Lago Argentino, em El Calafate




 
6. Laguna Nimez, em El Calafate




 
5. Lago Puelo, em El Bolsón




 

4. Mirante do Lago Verde, no Parque Nacional Los Alerces, em Esquel




 
3. Chegada à área do Glaciar Viedma, em El Chaltén




 
2. Trilha para o Cajón del Azul, em El Bolsón




 
1. Anoitecer no Canal de Beagle, em Ushuaia - melhor foto da viagem:




________________________________________________


Para finalizar, uma lista de todos os meus posts sobre a Patagônia, com os respectivos links. Basta clicar para conferir detalhadamente cada um dos nossos passeios:


Assuntos gerais:

1. Um roteiro pela Patagônia
2. Como enviar dinheiro para outro país?
3. Tudo sobre trilhas
4. Carnaval e renúncia do Papa
5. Quanto custa viajar para a Patagônia

Bariloche:

6. Isla Victoria
7. Bariloche com neve 
8. Rota dos Sete Lagos
9. Cerro Otto

El Bolsón:

10. A cidade
11. Cajón del Azul
12. Lago Puelo

Esquel:

13. Laguna Zeta
14. Los Alerces

El Chaltén:

15. Chegando em El Chaltén
16. Roteiro de 4 dias 
17. Dicas de trekking
18. Laguna Torre
19. Icetrekking no Glaciar Viedma
20. Laguna de los Tres
21. Chorrillo del Salto

El Calafate:

22. Primeiras impressões
23. Perito Moreno
24. Laguna Nimez
25. Cerro Frias
26. Como ir de El Calafate para Ushuaia?

Ushuaia:

27. Ilha de Navarino
28. Primeiro dia em Ushuaia
29. Museu do Presídio
30. Glaciar Le Martial
31. Estância Túnel e city-tour
32. Isla Pinguinera
33. Laguna Esmeralda
34. Parque Nacional Tierra del Fuego
35. Isla H
36. Shopping Paseo del Fuego

Buenos Aires:

37. Desventuras em Buenos Aires



37 posts, 38 com este!!!
 
Espero que tenham gostado dessa série sobre uma viagem inesquecível à Patagônia. Agora que você já sabe de tudo, não perca mais tempo - compre uma passagem e vá arrumar suas malas!!!


Enquanto isso, continue de olho no blog!





2 comentários: