domingo, 9 de novembro de 2014

Excursão de barco à Isla H

Como eu falei no post anterior, nossa última chance de fazer a excursão à Isla H seria no dia 21/2, já que no da seguinte já embarcaríamos rumo a Buenos Aires e, depois, Porto Alegre.



Desde o nosso primeiro dia em Ushuaia, 16/2, estávamos tentando fazer esse passeio - mas nunca conseguíamos por causa do mau tempo! Tínhamos até deixado tudo pago na companhia Tres Marias - 500 pesos, R$ 125 por pessoa para um tour de apenas 4h. Caríssimo, como qualquer outra coisa na Terra do Fogo!

Felizmente o dia 21 foi abençoado com muito sol e nada de vento, condições perfeitas para que tudo desse certo. A excursão começou pontualmente às 15h, com um grupo de aproximadamente 15 pessoas vindas de todas as partes do mundo. 

O barco possui o espaço interno e o externo - e cada um deles tem capacidade para todos os passageiros. Na parte de dentro existem cadeiras e mesas, bem como lanches e bebidas à nossa disposição. Na parte de fora é sempre muito frio, e por isso os guias oferecem casacos gigantes aos turistas - como esse da foto:




Afinal, fazer um passeio de barco e ficar na parte de dentro não faz o menor sentido!

No começo do passeio é feita uma navegação pelo Canal de Beagle, em que o nosso barco passa pelo meio das Islas Bridges. Logo após, paramos em frente à Isla Alicia - oportunidade para tirar muitas fotos das colônias de lobos marinhos e cormorões-reais (corvos-marinhos), que convivem em perfeita harmonia.






Os lobos parecem não fazer nada o dia inteiro a não ser descansar debaixo do sol!




Depois de uns 15min de parada para fotos (sem descer do barco, pois nem teria como), tomamos nosso rumo com destino à Isla H (fala-se Isla Hache, H em espanhol) - que recebe esse nome por ter o formato da letra H. 







Ao chegar na ilha, desembarcamos e iniciamos nosso pequeno recorrido de cerca de 1h30 de duração, em caminhada lenta. Como a trilha é estreita, o grupo deve andar sempre em fila indiana. 

A paisagem na ilha é fantástica. Sem dúvida é o lugar mais remoto onde eu já pisei, e também um dos mais bem preservados. 






Aos turistas não é permitido nenhum contato com a fauna ou a flora nativas. O máximo que podemos fazer é olhar e tirar fotos - coisa que felizmente todos do nosso grupo conseguiram entender.








Conforme o fim do dia ia se anunciando, o céu começava a tomar cores surpreendentes. Parecia uma mistura de pôr do sol com aurora austral (claro que não era isso, estou só relatando a minha primeira impressão).






Durante o trajeto de volta, no barco, a paisagem ficou ainda mais incrível. O céu era um espetáculo e a água do mar dava a ideia de ter consistência pastosa, não sei nem explicar direito! Só sei que vou gravar para sempre com a imagem desse final de tarde, um dos cenários mais bonitos que eu já vi - senão o mais!





A excursão à Isla H fechou com chave de ouro a nossa longa viagem pela Patagônia, pois no dia seguinte não tivemos tempo de fazer muita coisa. Tudo o que nos restou foi o Shopping Center Paseo del Fuego e o cemitério de Ushuaia! Não perca, é no próximo post!









Nenhum comentário:

Postar um comentário