quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Parque Nacional Tierra del Fuego

No post anterior, contei sobre a minha aventura sozinho na trilha da Laguna Esmeralda, debaixo da chuva. Agora vou falar um pouco sobre aquela que, entre todas, é a atração mais turística de Ushuaia: o Parque Nacional Tierra del Fuego.

Com seus 63.000 hectares, o parque oferece tantas opções de entretenimento que acaba não sendo possível conhecer tudo em um dia só. Mas como estávamos de carro, com os nossos amigos que moravam em Ushuaia, poderíamos pelo menos ter uma boa ideia das paisagens do lugar. Acredito que, sem um automóvel, vale a pena contratar uma excursão guiada de um dia inteiro pelo parque - afinal ele é muito grande para se conhecer a pé. Praticamente impossível, na verdade!

A entrada custou 60 pesos (cerca de R$ 15) para residentes na área do Mercosul, sendo que argentinos têm desconto. Dentro do parque está o Trem do Fim do Mundo, um passeio turístico que refaz o percurso histórico dos presidiários que trabalhavam como lenhadores para abastecer a cidade. Como o trajeto era de apenas 1h, o preço era absurdos R$ 100 e todos os relatos que eu tinha visto na internet diziam que o passeio era sem graça, nem sequer cogitamos a ideia de embarcar nessa furada!

Começamos nosso dia fazendo uma trilha curta ao lado de um rio, sobre pedras muito escorregadias. Certifique-se de que o seu calçado é impermeável e adequado para caminhadas!

Em seguida, recorremos lentamente o parque de carro, até que chegamos à beira do Canal de Beagle, junto à Bahía Ensenada, onde tivemos a sorte de ver leões marinhos nadando perto da praia. Foi por ali mesmo que sentamos e comemos os lanches que tínhamos levado na mochila, enquanto apreciávamos a paisagem linda e tranquila do mar.

Depois do breve descanso, eu e meu amigo caminhamos durante umas 3h pela Senda Costeira, um caminho muito bonito que, como o nome já diz, costeia o canal. Enquanto isso, nossos amigos de Ushuaia pegaram o carro e foram nos esperar no final da trilha, próximo ao centro interpretativo do parque. Durante a trilha, em movimento, até conseguimos nos esquentar - e chegamos ao ponto de ficar de manga curta, coisa que nem sonhávamos que poderia acontecer naquele dia tão frio!

Dica: não faça a Senda Costeira com calça de moletom, ou você acaba levando para casa exemplares de flora nativa.

Logo após, fomos todos de carro conhecer outros pontos importantes do parque - a Bahía Lapataia, que marca o ponto final da Ruta Nacional nº 3, que começa em Buenos Aires e tem 3.079 km de extensão...

... e o Lago Roca, cenário perfeito para um piquenique!

Pelo caminho cruzamos com os zorros, espécie de raposa pequena e inofensiva que habita o parque:

Finalmente, fomos conhecer uma castoreira - uma área do parque completamente devastada por castores, que foram trazidos do Canadá para Ushuaia e acabaram se revelando uma verdadeira praga. A trilha até lá é curta (20min) e vale a pena, embora seja bem difícil de avistar os protagonistas da destruição - os castores.

Depois de tudo isso, voltamos pelo mesmo caminho da ida e demos adeus ao Parque Nacional - ou "até logo", já que pretendo um dia voltar lá para explorar mais um pouco!

Para você se situar sobre os lugares por onde passamos, confira tudo no mapa (bem poluido visualmente, mas foi o melhor que eu encontrei):

Fonte: http://www.mappery.com/Tierra-del-Fuego-National-Park-Camping-Map

Para encerrar bem o dia maravilhoso, que mais uma vez só foi possível graças à disposição e solidariedade dos nossos amigos Renata e Marcelo, um happy-hour no Dublin Irish Pub, no centro de Ushuaia:

E para o dia seguinte, com esse pôr do sol, tínhamos boas previsões: depois de 5 dias de espera, finalmente teríamos a chance de fazer a excursão à Isla H. É no próximo post, não vá perder!