Depois de 3 passeios espetaculares em El Chaltén - Laguna Torre, Glaciar Viedma e Laguna de los Tres - nossas obrigações na cidade estavam cumpridas. Era dia 12/02, terça-feira de Carnaval, e pela tarde viajaríamos 215km no sentido sul, rumo à nossa próxima parada: El Calafate.
O que queríamos para o nosso último dia em El Chaltén foi exatamente o que tivemos - uma manhã tranquila, um passeio mais light, uma trilha pequena e próxima da cidade. Nessas condições, nada melhor que conhecer o Chorrillo del Salto - uma cachoeira muito bonita e que pode ser acessada por qualquer um, a pé ou de bicicleta, já que todo o terreno é bem plano.
E foi justamente essa oportunidade de fazer uma trilha sobre rodas que mais nos cativou! Além de nos poupar tempo, pois iríamos bem mais rápido do que caminhando, seria uma experiência nova para nós. É claro que teríamos o gasto do aluguel das bicicletas, mas estávamos contando que receberíamos o dinheiro sem falta na manhã seguinte, depois de uma semana de espera. E além do mais, o aluguel era barato - se eu me lembro bem, saiu uns R$ 7 por pessoa para o período de 1h30, em uma loja próxima à agência Patagonia Aventura, na Av. San Martín.
Seguimos com os nossos meios de transporte alternativos por uma estradinha de terra (RP23) ao norte do centro, cheia de curvas, de onde tivemos vistas muito bonitas do Rio de las Vueltas.
Depois de alguns minutos de pedalada, tomamos uma trilha paralela à estrada, passando por campos abertos.
Foi só quando nos embrenhamos no mato que começou efetivamente a trilha do Chorrillo de Salto - nesse ponto, os turistas que foram de carro pela estrada têm que estacionar e começar o trajeto a pé.
Com as bicicletas, facilmente chegamos à cachoeira em questão de poucos instantes.
A queda tem 20m de altura, e não deixa a desejar com suas águas cristalinas e os imponentes rochedos ao redor. É claro que depois que você conhece a Laguna Torre, o Glaciar Viedma e a Laguna de los Tres, não sobra nada para o pobre Chorrillo del Salto. Mas, de qualquer forma, valeu a pena ter ido até lá e aproveitado essa manhã de uma forma diferente.
Depois de algum tempo tirando fotos e aproveitando o lugar, tomamos o caminho de volta (o mesmo da ida). Chegamos na loja para devolver as bicicletas em cima da hora - o que significa que a trilha demorou cerca de 1h30, no total.
Já passava do meio-dia, e compramos um "crepe" (que na verdade era um waffle com queijo em cima) para almoçar. Depois, antes de voltarmos à pousada para arrumar nossas coisas, caminhamos um pouco por El Chaltén e tiramos as últimas fotos dessa cidade que tanto nos encantou:
No meio da tarde, embarcamos rumo a El Calafate em um ônibus da companhia Chaltén Travel (a passagem custou aproximadamente R$ 50 por pessoa).
Mesmo indo embora, El Chaltén é um pequeno povoado do qual eu nunca vou me despedir - no máximo, posso dizer um "até breve"!
No próximo post, fique sabendo se finalmente conseguimos retirar o nosso tão aguardado dinheiro, em El Calafate! Não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário