Como eu comentei no post anterior, o dia 11/02 amanheceu recheado de expectativas.
Além de fazer a trilha mais famosa de El Chaltén - a da Laguna de los Tres - finalmente retiraríamos nos correios o nosso tão esperado dinheiro, que tinha sido depositado pelo meu tio em Porto Alegre numa agência do Western Union.
Infelizmente, quando acordamos o tempo estava nublado e uma garoa estava caindo. Como as trilhas de El Chaltén só podem ser feitas com tempo bom (tanto para ter visibilidade como para andar seguramente), já começamos o dia com o pé esquerdo. Pelo menos estávamos viajando há quase 2 semanas, e essa era a primeira vez que víamos a chuva cair! Considerávamos que ainda estávamos tendo lucro e, além disso, restava o consolo do recebimento do dinheiro.
Tomamos um bom café da manhã no restaurante vizinho conveniado com a nossa pousada, pelo preço razoável de R$ 10 por pessoa. Já havíamos nos informado previamente do endereço e do horário de abertura do correio em El Chaltén - 9h da manhã. Chegamos lá pontualmente, ansiosos para saber se tinha dado tudo certo e se poderíamos respirar aliviados pelo resto da viagem.
Acontece que quando a gente está de férias, fora de casa, ficamos alienados de tudo o que ocorre no resto do mundo - ainda mais em El Chaltén, onde não pega sinal de celular nem de internet! Foi por isso que não passou pela nossa cabeça, nem por um segundo, que estávamos em pleno Carnaval, desde sábado!
Fonte: http://www.centralcosplay.com/wordpress/noticias/momentos-cosplay-no-carnaval
Enquanto milhões de pessoas foliavam pelas ruas com suas fantasias, nós sequer tínhamos conhecimento de que isso estava acontecendo - dá pra ver que realmente gostamos do Carnaval, não é?
Encontramos os correios fechados, logicamente. Não haveria dinheiro para aquele dia, muito menos para o dia seguinte! Só receberíamos os R$ 4.000 no próximo dia útil, quarta-feira - isso se não tivéssemos mais nenhum imprevisto! Não podíamos acreditar em tamanho azar - afinal, estávamos contando com esse dinheiro há uma semana, e cada dia, por uma razão diferente, não conseguimos recebê-lo.
A parte boa era que nossos 2 próximos passeios em El Chaltén - a Laguna de los Tres e a cachoeira Chorrillo del Salto - seriam gratuitos. Se não fossem, simplesmente não poderíamos fazê-los! A essa altura, estávamos apenas com dinheiro suficiente para pagar a estadia na pousada, jantar naquele dia e no dia seguinte e comprar a passagem de ônibus para El Calafate. Qualquer despesa fora disso não poderia existir!
Voltamos à pousada La Guanaca e contamos sobre o nosso infortúnio para o simpático casal de donos, Victoria e Marcelo. Enquanto conversávamos com eles, na sala de estar, a televisão parou de passar a programação normal para transmitir uma notícia urgente: o Papa havia renunciado!
Não sei exatamente por que motivo, mas quando eu ouvi aquela notícia, ainda mais em espanhol (língua que eu já acho engraçada por natureza), comecei a rir sem parar. A faxineira, que estava na sala, também não conseguia parar de dar risada e nós não podíamos nem olhar um para o outro que explodíamos em gargalhadas. Acho que vou me lembrar desse momento para sempre, foi a melhor coisa que o Papa já fez por mim!!
Fonte: http://www.univisionsandiego.com/2013/02/11/reacciona-obispo-sandieguino-ante-la-renuncia-del-papa/
Quando saímos novamente para a rua, uma agradável surpresa: o tempo havia mudado, a chuva tinha passado e o sol já raiava outra vez. Nesse ponto (e só nesse!!!) El Chaltén é bem parecido com o nosso nordeste, onde em apenas um dia podemos ter todos os tipos de clima - com o bônus que em El Chaltén também pode ter neve!
Estávamos pobres ainda, mas pelo menos o papa tinha nos proporcionado uns minutos de humor e o tempo estava abrindo para que pudéssemos fazer a longa caminhada do dia. Parecia que a sorte começava a nos sorrir novamente!
No próximo post, venha com a gente para uma aventura incrível na trilha da Laguna de Los Tres, a principal atração de El Chaltén!
Nenhum comentário:
Postar um comentário