sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Uma fria no Cerro Frias

Nos posts anteriores falei sobre o Perito Moreno e sobre a Laguna Nimez - e, para completar a tríade de passeios que fizemos durante os 2 dias que passamos em El Calafate, ficou faltando a excursão de 4x4 no Cerro Frias.




Depois de muito agradecer à dona da pousada pela dica sobre a Laguna Nimez, que superou nossas expectativas em todos os sentidos, chegou à nossa pousada o ônibus do passeio contratado. Passamos em outros hotéis de El Calafate para buscar os demais passageiros do grupo, e após 25 km de estrada chegamos à base do Cerro Frias. 

Como nós éramos aproximadamente 20 pessoas, nos dividimos em 3 grupos, e cada grupo ocupou uma caminhonete 4x4. Os veículos têm capacidade para 8 pessoas, contando o motorista - 2 na frente, 3 nos bancos do meio e 3 no fundo. Um homem ocupou logo o assento ao lado do motorista (o mais cobiçado, com a visão frontal), e 3 argentinas (uma adolescente, sua mãe e sua avó) foram logo para os bancos do meio. Para mim e para o meu amigo sobraram os lugares do fundo.

Logo que eu sentei, notei a imundice do vidro ao meu lado. Tentei abri-lo mas não consegui, e pedi ajuda ao motorista. Ele também tentou e não conseguiu - falou que o vidro estava emperrado e que não havia o que fazer. Perguntei então se eu poderia trocar de veículo, já que não havia nenhum outro lugar disponível no nosso. O motorista respondeu que não, todos estavam lotados e eu teria que fazer o passeio inteiro olhando a paisagem através de um vidro sujo!

Sem palavras para descrever a minha indignação com tamanho absurdo! Quer dizer que eu pago quase R$ 100 por essa excursão e não tenho o direito nem de tirar uma foto?? Porque o vidro não estava sujo, ele estava IMUNDO, e eu não podia abri-lo nem trocar de lugar!

Foi então que a argentina que estava na minha frente propôs que, quando eu quisesse, eu pedisse para ela ir um pouco para a frente para que eu me espichasse e conseguisse tirar uma foto pela janela dela - que ela NÃO QUIS abrir pois estava muito frio! Tive que aceitar a "gentileza" da moça porque realmente eu não tinha opção.

Assim eu consegui tirar algumas poucas fotos que prestaram (notem, também, a sujeira do vidro dela):





Durante o percurso inteiro, as 3 argentinas não conseguiram calar a boca um segundo sequer. Falaram sobre tudo e sobre todos, desde a situação política até o sapato que a fulana usou na festa. Além de nos deixar zonzos com tanta falação, em nenhum momento elas pararam para olhar a paisagem e aproveitar o passeio. E pra piorar, cada vez que eu pedia para tirar uma foto pela janela delas, me olhavam com aquela cara de quem quer dizer: "de novo esse chato nos interrompendo". Por que então essas diabas não se ofereceram pra trocar de lugar com a gente, se só queriam cacarejar em vez de conhecer o lugar??

As explicações que o motorista dava eram só para o passageiro que sentou ao lado dele - pois absolutamente nada chegava aos nossos ouvidos lá no fundo. Parecia que nós estávamos ali de carona, de favor como clandestinos, para merecer tanto descaso.

Quando chegamos ao topo do Cerro Frias, finalmente conseguimos descer da prisão 4x4 e aí sim eu tive a chance de tirar fotos decentes! 





A vista de fato é linda, com o Lago Argentino e sua água bem azul - mas garanto que não é melhor do que a que tivemos na Reserva Laguna Nimez, daquela praia deserta! 




E além disso, no prospecto da excursão dizia que, em dias bonitos, poderíamos avistar o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Isso foi, inclusive, o fator determinante para que contratássemos o passeio - já que não teríamos tempo de ir efetivamente até esse parque, pelo menos queríamos vê-lo de longe. Doce ilusão! Não vimos foi nada - e isso que o tempo estava bom, só tinha algumas poucas nuvens no céu.

Outra coisa que você precisa saber é que lá no topo do Cerro Frias tem MUITO vento!! Eu, que não peso quase nada, tive que me segurar bem no chão para não levantar voo (literalmente!). Chegar perto de alguma extremidade (penhasco) nem pensar! 





No caminho de volta, descendo o morro, tivemos uma boa surpresa - uma das poucas coisas que não me decepcionaram na excursão. Conseguimos ver de perto 2 animais bem característicos dos Andes - o condor e o guanaco. Infelizmente eu vi esses bichos através do meu vidro sujo, e me contorci até a janela da argentina tagarela para poder fotografá-los. Nesse meio tempo o condor voou, mas a foto do guanaco é esta aqui:




Ao final do passeio de 4x4, que durou cerca de 1h, passamos um tempão numa confeitaria que fica na base do Cerro Frias. Como qualquer lanche era muito caro, eu pedi só um café e meu amigo pediu um chocolate quente. Os 2 estavam horríveis, para completar o ciclo de desgraça que foi aquela tarde. O pior de tudo ainda foi, no final, ouvir as 3 pestes argentinas falando que tinham adorado o passeio! Adorado o quê?? Elas não pararam nem para respirar, muito menos para olhar o que tinha fora da caminhonete, do outro lado do vidro.

Depois disso, pegamos o ônibus de volta, sentando bem longe delas, e à tardinha chegamos à pousada. 

Fica então uma dica básica para você que vai a El Calafate: não entre nessa Frias! Pegue os seus R$ 100 e gaste com qualquer outra coisa - fique num hotel melhor, jante num restaurante bom, compre um suvenir, faça o que bem entender - mas não perca seu tempo e seu dinheiro com esse passeio detestável e incrivelmente desonesto!



No próximo post, como prova de que as indiadas sempre vêm em série, a interminável viagem de ônibus entre El Calafate e Ushuaia - não perca!!






2 comentários:

  1. nossa,Felipe!!! eu aqui em dúvida sobre como dividir meu tempo em El Calafate e vejo seu post, justamente por estar encantada com a proposta do Cerro Frias e procurando mais informações a respeito....o que mais me encantou foi a proposta de visualizar Torres del Paine ....valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Monica? Estive no Cerro Frias dia 23 agora. Ta certo que optamos pelo trekking, mas foi sensacional. Fomos muito bem recepcionados e no dia do nosso passeio não estava tão limpo o ceu, mas sim? Se pode ver as Torres dali. Acho que o Felipe teve um mau dia.

      Excluir

Arquivo do blog