terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ilha de Navarino, o verdadeiro fim do mundo

Nos posts anteriores falei um pouco sobre Ushuaia - a cidade que os argentinos consideram a mais austral (ao sul) do planeta, e portanto a "porta da Antártida".

Que a entrada para o continente gelado fica em Ushuaia, disso ninguém duvida! É de lá que partem as grandes expedições científicas, bem como navios quebra-gelo que levam turistas para uma experiência bem diferente e sem nenhum clichê! Um dos meus maiores sonhos de viagem é conhecer a Antártida, só que - como eu falei nos últimos posts - os preços não ajudam em nada! Dei uma olhada em cruzeiros que partem de Ushuaia e os mais baratos (e mais curtos, claro) custam mais de R$ 10.000 por pessoa. É caro, mas também não é nada impossível de ser feito após algum tempo de economia - em geral, o que falta é vontade e disposição para aguentar o frio!

Agora, vamos ao assunto desse post: a controvérsia quanto ao fato de Ushuaia ser ou não a cidade mais ao sul do mundo.

Na minha modesta opinião de turista, essa afirmativa só é verdade na cabeça dos argentinos, que querem acreditar que esse título é deles. A dura realidade, como você pode comprovar pelo mapa abaixo, é que existe uma cidade chilena que fica ainda mais ao sul: Puerto Williams, localizada na Ilha de Navarino.




Como a geografia é clara e não mente, a alegação dos argentinos é a de que Puerto Williams seria apenas um "povoado", e não uma cidade! Mas vejam o que a Wikipedia tem a dizer:




Para os argentinos, (1) apesar de ter quase 3.000 habitantes (2) ser a capital de uma província e (3) ter uma universidade, mesmo assim Puerto Williams não pode ser considerada uma cidade! E o pior é que essa lorota alcançou fama mundial, e não é fácil tirar Ushuaia desse posto tão invejado!

No começo eu achava bem inútil essa discussão - apesar de evidenciar a histórica rivalidade entre Argentina e Chile, que há anos têm tradição de disputar cada minúsculo pedacinho de terra encravado na Cordilheira dos Andes. Mas pensando bem, brigar por isso tem muito fundamento - afinal, quem não gosta de visitar o lugar mais longe, o país mais frio, a montanha mais alta, a rua mais cara e a cidade mais ao sul?? Os viajantes (inclusive eu) estão de olho nas extremidades, nos recordes mundiais, e Ushuaia só tem o turismo que tem graças ao título de "fim do mundo". Não fosse isso, seria tão visitada quanto qualquer outra cidade ou "povoado" de pescadores da Argentina.

Se a gente for bem preciso mesmo, existe vida ainda mais ao sul de Puerto Williams - na pequena aldeia de Puerto Toro, também na Ilha de Navarino, que conta com apenas 50 famílias de pescadores. Literalmente, esse seria o povoado mais meridional da Terra. 


Fonte: islanavarino.com 


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Puerto_Toro


Eu tinha visto uma vez, há muitos anos, uma matéria sobre a Ilha de Navarino no Globo Repórter, em que foram mostrados Puerto Williams e Puerto Toro - e desde então tenho muita vontade de conhecer esses lugares tão remotos. Assim que cheguei em Ushuaia, fui logo nas informações turísticas perguntar como poderia fazer para ir à Ilha de Navarino. Eu pensava que devia haver passeios de barco até lá, e que fosse realmente uma atração turística da própria Ushuaia.

Que nada! Eles não podem nem ouvir falar o nome Puerto Williams na Argentina, de tão recalcados por a cidade estar mais ao sul que Ushuaia. Impressionante como detestam a concorrência chilena e fazem de tudo para que ninguém conheça a Ilha de Navarino - tanto é que não existe nenhum passeio de barco que leva turistas até lá. 

Depois de eu muito insistir, me confessaram que há uma agência (só uma!) que opera passeios até a ilha - mas tem que ser de avião, e a passagem custa mais de R$ 1.000!!! É ou não é um absurdo 2 cidades serem quase grudadas uma na outra (de certos pontos de Ushuaia você pode avistar com facilidade Puerto Williams, do outro lado do canal) e ao mesmo tempo estarem tão longe?

Nem preciso dizer que eu deixei Puerto Williams para uma outra oportunidade, com muita dor no coração e raiva dos argentinos. Mal posso esperar para uma grande aventura pela Patagônia chilena, de Puerto Montt até Punta Arenas - e de lá tomar um barco ou avião para Puerto Williams. O preço certamente é bem mais humano!

Algumas fotos da Ilha de Navarino:


 Puerto Williams:

Fonte: http://www.ptowilliams.cl/index.php?action=fullnews&id=647 


Puerto Toro:
Fonte: http://cl.geoview.info/puerto_toro_isla_navarino_chile,3827824p


Todo esse post foi para dizer que não, Ushuaia não é a cidade mais ao sul do planeta - o que não significa que não valha uma visita. Não ser o fim do mundo não é o fim do mundo!

No próximo post, uma tempestade de neve no Glaciar Le Martial - não perca!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog