Oeste esloveno - Kranjska Gora, Bovec, Rio Soca, etc
Caverna Krizna Jama
Bled
Arredores de Bled - Vintgar, Pokljuka e Bohinj
Liubliana e Maribor
Logar Valley (Logarska Dolina)
Como é e quanto custa dirigir na Eslovênia
Como organizar seu roteiro pela Eslovênia
Eslovênia - dicas gerais
Desconhecida pela grande maioria dos brasileiros, a Eslovênia é um destino no mínimo incomum para quem vai passar as férias na Europa. Talvez porque este minúsculo país, encravado nos Alpes entre a Itália, a Áustria, a Croácia e a Hungria, parece não fazer a mínima questão de se tornar conhecido. As belezas naturais são inúmeras; o povo não pode ser mais simpático e acolhedor; as estradas, muitíssimo bem pavimentadas e com limites razoáveis de velocidade, permitem o deslocamento com extrema rapidez e facilidade pelos quatro cantos do país. O que falta, então? A resposta é simples: investimento em turismo!
Estive
na Eslovênia durante 11 dias em 2013, circulando pelos principais pontos do
país com um carro alugado. O que se nota logo de cara é a abundância de verde para todos os lados - isso porque a Eslovênia é o terceiro país mais verde da Europa, perdendo apenas para Suécia e Finlândia. Cada paisagem parece mais fotogênica que a outra, não tem como não ficar fascinado com tanta natureza!
É inegável
que as placas indicando os nomes dos grandes centros turísticos existem.
Liubliana, a capital, Bled, a cidade com seu belíssimo lago, e Postojna, que
abriga uma rede de cavernas, são bem sinalizadas. Essas três cidades, apesar de
ainda não terem se tornado muito famosas para os brasileiros, são destinos
comuns dos europeus.
Lago de Bled
Canal em Liubliana
Porém, a impressão que se tem ao visitar o país é de que a isso se resume a Eslovênia. Pobre do viajante que não teve a ideia de consultar na internet outras opções de atividades no país, pois deixou de conhecer lugares absolutamente incríveis, até mesmo inimagináveis, que se escondem muito além das grandes massas turísticas. Abaixo, alguns exemplos de riquezas eslovenas desconhecidas por muita gente do seu próprio povo, mas que valem uma viagem diferente e inesquecível:
Vale do Rio Soca
Krizna Jama
Cachoeira Kosjak
Kranjska Gora
Logar Valley
No verão, a Eslovênia é um grande atrativo para trekkers, que buscam aventuras ao ar livre - e realmente não pode existir melhor país para isso! No inverno, é a vez dos esquiadores aproveitarem as montanhas nevadas. Fora dessas estações, pouquíssimas pessoas (pouquíssimas MESMO) fazem turismo na Eslovênia.
Eu fui no outono, um desses períodos em que as cidades estão completamente vazias, e muitos hoteis, lojas e restaurantes até estão fechados, tamanha a falta de movimento! Por um lado fiquei receoso de me meter sozinho nas trilhas, pois a sinalização é ruim e, em caso de emergência, não teria ninguém para quem pedir socorro. Por outro lado, achei ótimo ter reservado no Booking camas em dormitórios compartilhados, às vezes com até 7 pessoas, e acabar dormindo sempre sozinho nesses quartos gigantes! Fiquei muito melhor instalado do que se tivesse pago diárias em hoteis, que eram o triplo do preço!
Nos próximos posts, vou contar tudo sobre esta viagem e os lugares remotos e surpreendentes que eu conheci! Fique ligado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário