domingo, 16 de outubro de 2016

Roteiro de 22 dias: Equador e Galápagos

Entre 2015 e 2016, passamos 22 dias no Equador. Já escrevi diversos posts sobre a viagem, então agora, para finalizar, estou compartilhando nosso roteiro completo com os links.

Recomendo muito que quem vá ao Equador estenda sua viagem a Galápagos, e vice-versa. Se você não é um viajante compulsivo (como eu), são destinos que você visita uma vez na vida, e olhe lá. Você não vai uma vez para o Equador continental e depois outra vez só para Galápagos (até porque não dá), então tire mais dias de férias e junte os 2 no mesmo pacote, você não vai se arrepender!

Eu digo que são destinos para conhecer uma vez na vida porque, apesar de tão próximos do Brasil, são menos acessíveis que lugares do outro lado do mundo. Por isso, não pense que, por eles estarem aqui na América do Sul, "qualquer dia" você poderá visitá-los - é muito, infinitamente mais fácil (e mais barato) ir para a Europa do que para lá. Simplesmente não existem voos baratos do Brasil para o Equador - o jeito mais em conta é fazer como nós, incluir o país numa viagem mais longa pela América do Sul. No nosso caso, a ida foi por Bogotá (Colômbia) e a volta por Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), e o Equador ficou encaixado no meio do roteiro. 



Do que mais gostamos no Equador?

Em geral, planejando uma viagem, nós já sabemos (e acertamos) de quais atrações vamos gostar mais. Dessa vez, quase todas as nossas previsões deram errado! Veja alguns exemplos:

* Entre as 2 cidades grandes do Equador, queríamos muito conhecer Quito, e Guayaquil só fomos por conveniência. Acabou que Guayaquil deu de 10x0 em Quito.

* Entre os 2 grandes vulcões, Cotopáxi e Chimborazo, tínhamos muita expectativa sobre o Cotopáxi, mas (com uma ajuda do tempo) foi o Chimborazo que nos conquistou.

* Em Baños de Agua Santa, queríamos muito conhecer a Ruta de Las Cascadas de bicicleta, por conta própria, e jamais cogitamos embarcar com um grupo de 50 pessoas numa excursão de "chiva" (pequeno ônibus) - no fim, a excursão foi um sucesso total, e as bicicletas um verdadeiro terror.

* Em Galápagos, queríamos muito conhecer a ilha de North Seymour, e de todas que conhecemos ela foi justamente a que nós menos gostamos; por outro lado, nunca tínhamos ouvido falar de Pinzón (que é completamente ignorada pelos relatos da internet) e esse acabou sendo o melhor passeio das nossas vidas!



Nosso roteiro de 22 dias

Nesse post: Roteiros - Colômbia, Equador, Galápagos, Peru e Bolívia, eu compartilhei o itinerário que pretendíamos fazer, antes de iniciarmos a viagem. Ele passou por algumas alterações, já que o Vulcão Cotopáxi estava fechado devido à atividade vulcânica, e resolveu abrir na última hora, então o roteiro que efetivamente fizemos é este (clique no nome das cidades para ler cada post):


9 dias pelo Equador continental

18/12 - chegada a Otavalo à noite

19/12 - Otavalo - passeios: Laguna Cuicocha, Cascada de Peguche, Mercado de Otavalo e Lago de San Pablo

20/12 - Otavalo - Quito (passamos o dia conhecendo a cidade) - Latacunga

21/12 - Latacunga: passeio ao Cotopáxi

22/12 - Latacunga: passeio à Laguna Quilotoa (não escrevi post sobre esse lugar, mas é um day-tour muito fácil: ida e volta de Latacunga, de ônibus - trilha opcional de 4h na laguna) 

23/12 - Latacunga - Baños de Agua Santa: termas vulcânicas de "El Salado"

24/12 - Baños de Agua Santa: tentaviva frustrada de fazer a Ruta de las Cascadas de bicicleta, Casa del Árbol e termas vulcânicas "de la Virgen"

25/12 - Baños de Agua Santa: Ruta de las Cascadas de "chiva" / Baños - Riobamba

26/12 - Riobamba: passeio ao Chimborazo

27/12 - Riobamba - Guayaquil (Malecón 2000 e Las Peñas)



13 dias em Galápagos 

28/12 - Vôo Guayaquil - Baltra / ferry para Santa Cruz / ônibus para Puerto Ayora / passeio no porto e contratação de todos os passeios



31/12 - Rancho El Chato (tartarugas gigantes e túneis de lava), fendas "Los Gémelos", Estação Científica Charles Darwin e Charles Darwin Beach / à noite, festa de ano novo no porto



03/01 - Tortuga Bay / à tarde, lancha para a Ilha Isabela


05/01 - Caminhada nas praias de Isabela / à tarde, lancha para Ilha de Santa Cruz

06/01 - Day tour: Islas Plaza

07/01 - Lancha para Ilha San Cristóbal / Playa La Loberia, Playa Mann, Centro de Interpretação, Cerro Tijeretas e Punta Carola (pôr do sol)

08/01 - Playa Baquerizo, penhasco da Playa La Loberia e Playa Mann (pôr do sol)

09/01 - Vôo San Cristóbal - Guayaquil (chegada à tarde), e continuação da viagem rumo ao Peru.



E já que ficou faltando um post sobre a Laguna Quilotoa (que na verdade não requer muitas explicações), aqui vão pelo menos algumas fotos:


* Vista do mirante, na cidade de Quilotoa - para tirar essa foto, não é preciso fazer trilha nenhuma, basta pegar um ônibus de Latacunga para Quilotoa ou Zumbahua (14km de distância, nesse caso pega-se um táxi para Quilotoa - USD 5):




* Descendo a trilha até a borda da laguna:
 




* A chegada (ou saída) da cidade de Quilotoa:





Lista completa de posts sobre o Equador:



































Nenhum comentário:

Postar um comentário