quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Alaska: dicas e roteiro de 65 dias



No primeiro semestre deste ano, no meio de uma viagem de 3 meses pelos EUA, fizemos um ótimo roteiro pelo Alaska.

Portage Pass, Whittier


O Alaska é imenso (o maior estado americano), e a maior parte do seu território é muito remota para que turistas normais consigam chegar. Há centenas de vilarejos que eu gostaria de conhecer, porém só se chega até eles de barco ou, na maioria das vezes, naqueles aviões pequenos.

Por isso, escolhemos conhecer apenas a parte "fácil" do Alaska - aquela que é conectada por estradas, partindo de Anchorage (que não é a capital mas é a maior cidade do estado). Essa região é conhecida como "centro-sul" do Alaska, e é para lá que vão praticamente todos os turistas.

Dividimos o nosso roteiro em 3 partes. Logo que chegamos, em abril, passamos uns dias em Anchorage e também fizemos um circuito pela península ao sul, nos hospedando em Whittier, Homer e Seward. Depois, no começo de maio, fizemos uma grande viagem circular pelo estado e nos hospedamos em Kenny Lake, Valdez, Fairbanks, Healy, Talkeetna, Palmer e Wasilla, voltando para Anchorage no final do mês. Finalmente, em junho, ficamos muitos dias em Anchorage fazendo trilhas e também voltamos à península ao sul. Dessa forma, conseguimos ver os atrativos de Anchorage e da península 2 vezes, uma no final do inverno e uma no começo do verão (e ver essa diferença, num espaço de tempo tão curto, foi com certeza o que eu mais gostei de toda a viagem).


Como chegar ao Alaska

Há muitos voos que vão para Anchorage, partindo de diversas cidades americanas. Para viajar de uma forma mais econômica, eu recomendo comprar passagens do Brasil para algum lugar mais barato dos EUA (como Miami, Los Angeles, NYC...), e de lá outra passagem para o Alaska. As cidades mais baratas para voar dos outros estados para o Alaska costumam ser Seattle, Las Vegas e Minneapolis, mas podem rolar promoções de/para vários outros destinos.

No nosso caso, compramos os seguintes voos (valores por pessoa):

- ida e volta Porto Alegre - Miami com a Copa: R$ 1993
- Fort Myers (Florida) - Anchorage com a Delta: USD 103
- Anchorage - Minneapolis com a Alaska: USD 166
- Detroit - Miami com a Delta: USD 104

No voo de Fort Myers pegamos um ótimo valor promocional, pois observe que fomos de um extremo do país ao outro: foram quase 2h até Atlanta e depois mais de 7h até Anchorage.

Já para voltar do Alaska, não tivemos tanta sorte e acabamos pagando quase o triplo do valor da ida. Os valores mais em conta que achamos foram voando de Anchorage para Minneapolis e depois de Detroit para Miami - pagamos caro, mas pelo menos conseguimos conhecer Chicago, que fica no meio dessas 2 cidades.

Uma dica importante é chegar e partir do Alaska durante o dia, pois a vista do avião é impressionante - você ganha de graça um passeio que muitos turistas pagam centenas de dólares para fazer!

Chegando no Alaska



Viajar de carona pelo Alaska

Como meio de transporte, usamos apenas caronas. Não alugamos carro pois obviamente, para uma viagem tão longa, o valor seria muito alto. E também não usamos transporte público pelo simples fato de que não existe, kkkk. Na verdade até tem um trem que liga apenas os principais pontos do estado (Seward - Anchorage - Denali - Fairbanks), mas ouvi dizer que custa caríssimo. Ônibus, tirando os urbanos de Anchorage, não vimos nenhum em todo o estado.

A facilidade em conseguir carona foi extremamente contrastante no Alaska. Enquanto é muito fácil no sul (Anchorage e península), é quase impossível no resto do estado (Valdez, Fairbanks, etc). Tanto que, quando estávamos planejando o roteiro, tínhamos a intenção de chegar de carona até Prudhoe Bay, o ponto mais ao norte onde se pode chegar de carro. Acontece que a nossa experiência com caronas em Fairbanks foi tão traumática que nem chegamos a tentar partir de lá em direção ao extremo norte. 

Aliás, na internet o Alaska tem a fama de ser de longe o estado americano mais fácil para se viajar de carona. Porém, acredito que quem escreva isso esteja se referindo apenas à parte sul do estado (arredores de Anchorage), e mesmo assim eu não diria que é o mais fácil, não... Nossa experiência com caronas nos EUA ainda não é muito grande, mas ganhamos 25 caronas na Florida, onde é fácil graças à presença dos latinos; viajamos de carona entre Milwaukee e Chicago - foi difícil achar onde pedir carona pois é proibido, mas foi fácil conseguir; e também entre Dearborn e Belle Isle, atravessando toda a cidade de Detroit, onde pegamos 3 caronas com facilidade incrível, dentro de zonas urbanas. Então, se for fazer uma média por estado, o Alaska na verdade está em último lugar...


Couchsurfing no Alaska

Como hospedagem, usamos apenas a plataforma Couchsurfing, e tivemos uma ótima experiência. Eu me surpreendi muito que, de todos os lugares que já conhecemos no mundo, o Alaska é aquele em que o Couchsurfing é mais popular - quase todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar do aplicativo. 

Quando pensamos pela primeira vez em ir pro Alaska, ficamos meio na dúvida se daria certo, pois achávamos que talvez não fôssemos conseguir anfitriões, e pagar hotel por várias noites seria muito caro. Mas demos uma olhada no site e havia bastante gente cadastrada em Anchorage, então pensamos que íamos passar todas as noites lá e fazer bate-voltas para lugares próximos. Conforme fomos expandindo o roteiro, começamos a procurar membros inativos do CS no Facebook e no Instagram, e para a nossa surpresa íamos conseguindo hospedagem com facilidade. Quando vimos, tínhamos casa em incríveis 8 cidades (vilarejos)! Mas fomos ainda mais ambiciosos e postamos em grupos do Facebook que estávamos procurando hospedagem em outras 2 cidades, e prontamente conseguimos em ambas. Numa última cidade, ficamos na casa de uma amiga do nosso anfitrião de Key West, o outro extremo dos EUA. E assim acabamos nos hospedando em 11 lugares diferentes, o que é algo extraordinário em se tratando de um local tão remoto e desabitado como o Alaska. Não pagamos uma única noite de hotel nos 65 dias que passamos no estado.


Alimentação barata no Alaska

Comer fora custa mais caro nos EUA do que em qualquer outro lugar que eu já fui. Então, as únicas refeições que fazíamos na rua eram no Subway, que de longe é a opção mais barata de restaurante no Alaska. O sanduíche de 30cm custava de USD 10 a 12 e alimentava razoavelmente bem a nós 2, pois lá eles recheiam bem mais o sanduíche do que aqui no Brasil. 

Uma coisa que sempre comprávamos em supermercados eram burritos congelados, com os mais variados recheios. Pela manhã assávamos os burritos no forno e levávamos para comer durante o dia, nas trilhas. Era um almoço bom e mais ou menos barato.

Falando de supermercados, infelizmente eles são péssimos no Alaska (e nos EUA em geral), se comparados com a Europa. Tudo é de menor qualidade e maior preço. 

Há 3 grandes redes no Alaska: Walmart, Fred Meyer e Safeway/Carrs. Muita gente faz propaganda do Walmart, que lá tem de tudo e é barato... nós fomos 4 vezes no Walmart (uma na Flórida e 3 no Alaska) e odiamos esse mercado. Além de ser sempre mal localizado (para quem está sem carro), as coisas são difíceis de achar, de má qualidade e a diferença de preço para outros mercados é mínima. O nosso mercado favorito foi o Safeway - comprávamos tudo da marca deles, Signature, e eram produtos bons e relativamente em conta. 

Mas felicidade mesmo nós tivemos quando, depois de quase 3 meses indo a mercados americanos, nos deparamos com um Aldi (supermercado alemão, velho conhecido nosso) em Minneapolis. Compramos tudo o que não tínhamos podido comprar antes: queijos da melhor qualidade, um monte de bacon, ótimos molhos para macarrão... tudo excelente e super barato.


Quando ir para o Alaska

Depende muito do que você quer ver, da região que quer conhecer e também da duração da sua viagem. E escolher a época certa é absolutamente essencial para o sucesso de uma viagem pelo Alaska!

No sul (Anchorage e arredores), o inverno (neve no chão, bastante frio...) dura metade do ano, do meio de outubro ao fim de abril. No norte, dura praticamente o ano todo.

O auge do verão (meio de junho ao fim de agosto) é um período que, apesar de você poder fazer todas as trilhas, pois já não há mais neve, é com certeza a última época do ano que eu recomendaria. Primeiro porque os mosquitos de verão são um problema sério a ser considerado - parece frescura, mas prepare-se para passar o dia inteiro banhado em repelente e mesmo assim sendo picado e tendo que usar redes de proteção na cara. E em segundo lugar, prepare-se para as chuvas intermináveis. Depois que fomos embora do Alaska, dia 18/6, fiquei mais de 1 mês cuidando a previsão do tempo e choveu praticamente todos os dias em Anchorage. Agora mesmo fui olhar no google a previsão para as próximas semanas e veja abaixo um print:

Chove todos os dias no verão do Alaska


Mas, como eu falei, depende da região do Alaska que você quer conhecer - se vai para o norte (acima de Fairbanks), não tem jeito: tem que ser em julho/agosto, senão você não vai ver nada além de neve.

O outono dura apenas algumas semanas entre setembro e outubro, e também é uma época chuvosa. Mas pelo menos não tem mosquitos e as paisagens estão mais bonitas com as árvores amareladas. Numa próxima viagem, eu gostaria de ir nessa estação.

A primavera é em maio, e para mim essa é sem dúvida a melhor época do ano para visitar o Alaska. É baixa temporada, então os preços estão baixos e as atrações estão vazias. Fora que o tempo costuma ser ensolarado - este ano, em todo o mês de maio não houve um único dia de chuva em Anchorage!

Nós fizemos uma viagem de 2 meses, então escolhemos a dedo as datas para que pudéssemos aproveitar ao máximo a mudança das estações, e conhecer 2 Alaskas em 1. Queríamos ver os mesmos lugares com neve e sem neve, os mesmos lagos e cachoeiras congelados e descongelados. Nesse caso, os únicos intervalos possíveis são do meio de abril ao meio de junho, ou então do começo de setembro ao começo de novembro. Porém, como chove bem mais em setembro, decidimos ir entre abril e junho.

Não podíamos ter feito melhor escolha! Praticamente todos os dias da nossa viagem foram ensolarados. Só pegamos uns 4 dias bem chatos de tempo nublado e chuva em Fairbanks, em maio (mas, enquanto isso, em Anchorage e arredores fazia muio sol). Na nossa última semana, em meados de junho, também pegamos alguns dias de tempo nublado, mas a chuva só começou mesmo no dia em que saímos do Alaska.

Na primeira parte do nosso roteiro (Anchorage e península sul, em abril) ainda havia muita neve no chão, e inclusive pegamos um dia em que nevou bastante em Whittier. 

Na segunda parte, ainda encontramos tudo nevado na região leste (arredores de Valdez), mas as cachoeiras já tinham descongelado. Subimos para Fairbanks e pegamos dias de neve forte na cidade, já na metade de maio. No Denali National Park, tudo nevado e poucas trilhas abertas. 

E então, de repente, numa viagem de menos de 3h entre Healy e Talkeetna, tudo mudou e entramos no verão. No dia 16/5, estava nevando tanto em Healy que tivemos que esperar até depois do meio-dia para sair de casa e pedir carona, num frio de 0ºC. Quando descemos do carro em Talkeetna, já estávamos passeando de manga curta num sol de 20ºC. Daí em diante a temperatura se manteve sempre entre 15ºC e 25ºC ao longo do dia.

Quando chegamos de volta ao sul do Alaska e revisitamos os mesmos lugares que tínhamos conhecido em abril, mal conseguíamos acreditar que em apenas 1 mês a paisagem tinha mudado tão drasticamente. Surreal! Veja abaixo algumas fotos da mudança de estações no Alaska:

Kenai Lake em 3 de junho

Kenai Lake em 28 de abril

4th of July Creek em 2 de junho

4th of July Creek em 26 de abril

Virgin Creek Falls em 6 de junho

Virgin Creek Falls em 16 de abril

Eagle Lake em 28 de maio

Eagle Lake em 16 de junho

Barbara Falls em 28 de maio

Barbara Falls em 16 de abril

Portage Glacier em 5 de junho

Portage Glacier em 20 de abril

Whittier em 8 de junho

Whittier em 19 de abril

Tern Lake em 25 de abril

Tern Lake em 31 de maio

Exit Glacier Visitor Center em 3 de junho

Exit Glacier Visitor Center em 27 de abril

Flattop Mountain em 30 de maio

Flattop Mountain em 18 de abril

Exit Glacier Road em 3 de junho

Exit Glacier Road em 27 de abril

Portage Lake em 5 de junho

Portage Lake em 20 de abril

Eagle Rive Nature center em 1 de maio

Eagle River Nature Center em 16 de junho

Butte em 20 de maio

Butte em 17 de abril


Abaixo, o nosso roteiro completo pelo Alaska - clique aqui para ver os mapas com mais detalhes.





15/4 - voo Fort Myers - Atlanta - Anchorage (chegada às 18h30)

16/4 - Anchorage: Virgin Creek Falls / Beluga Point / Barbara Falls / Thunderbird Falls

17/4 - Anchorage: Butte / Knik River / Kincaid Park

18/4 - Anchorage: Flattop Moutain

19/4 - Anchorage - Whittier (passeios na cidade e arredores)

20/4 - Whittier: Portage Lake congelado e Portage Glacier / Alaska Wildlife Conservation Center

21/4 - Whittier: snowshoeing nas montanhas e Bear Safety Class

22/4 - Whittier - Cooper Landing - Fritz Creek

23/4 - Fritz Creek: passeio em Homer

24/4 - Fritz Creek: caminhada pela estrada panorâmica até Voznesenka

25/4 - Fritz Creek - Tern Lake - Seward (passeio na cidade)

26/4 - Seward: Tonsina Creek / Two Lakes Park / 4th of July beach

27/4 - Seward: estrada para o Exit Glacier / Mt. Marathon 

28/4 - Seward: Kenai Lake / Lowell Creek / caminhada na cidade

29/4 - Seward - Girdwood (Winner Creek Gorge) - Anchorage

30/4 - Anchorage: Turnagain Arm trail / caminhada no centro

1/5 - Anchorage: Eagle River Nature Center e North Fork Eagle River

2/5 - Anchorage - Kenny Lake 

3/5 - Kenny Lake: passeio a Chitina e Liberty Falls

4/5 - Kenny Lake - Valdez (passeio na cidade)

5/5 - Valdez: mirantes na estrada e Keystone Canyon

6/5 - Valdez (passeio na cidade)

7/5 - Valdez - Fairbanks

8/5 - Fairbanks: Santa Claus Village / Beaver Lake / Chena Lakes 

9/5 - Fairbanks: centro

10/5 - Fairbanks: Creamer's Field / Museum of the North / Universidade

11/5 - Fairbanks: trilha Angel Rocks

12/5 - Fairbanks: Pioneer's Park

13/5 - Fairbanks - Healy (Otto Lake e réplica/museu do Magic Bus)

14/5 - Healy: Denali National Park

15/5 - Healy: Denali National Park

16/5 - Healy - Talkeetna (passeio na cidade)

17/5 - Talkeetna: cidade e lagos

18/5 - Talkeetna - Wasilla Lake - Palmer

19/5 - Palmer: Lazy Mountain

20/5 - Palmer: Butte / Knik River / passeio de bike

21/5 - Palmer - Snowshoeing no Independence Mine State Park - Wasilla

22/5 - Wasilla: Eklutna Lake (caiaque e trilha costeira)

23/5 - Wasilla: Mirror Lake / Edmond Lake / Thunderbird Falls / Reflection Lake

24/5 - Wasilla

25/5 - Wasilla

26/5 - Wasilla - Anchorage (University Lake e Goose Lake)

27/5 - Anchorage: Little O'Mailley Peak e passeio de bike

28/5 - Anchorage: Eagle and Symphony Lakes / Barbara Falls

29/5 - Anchorage: Eklutna Lake e Twin Peaks trail

30/5 - Anchorage: Flattop Mountain / passeio de bike

31/5 - Anchorage - Tern Lake - Seward (passeio na cidade e Two Lakes Park)

1/6 - Seward: Mt. Marathon / Bear Lake

2/6 - Seward: 4th of July beach / passeio de bike pela cidade / Lowell Creek / Tonsina Creek

3/6 - Seward: Exit Glacier / Kenai Lake / passeio no centro

4/6 - Seward - Hope - Fish Creek - Beluga Point - Potter Marsh - Anchorage

5/6 - Anchorage: passeio em Whittier (Horseshoe trail e Portage Glacier Cruise)

6/6 - Anchorage: passeio em Girdwood (teleférico Alyeska, Winner Creek e Virgin Creek)

7/6 - Anchorage: passeio de bike pela cidade

8/6 - Anchorage: passeio em Whittier (Portage Pass trail, Emerald Cove trail e cidade)

9/6 - Anchorage: sul da cidade e Coastal Trail de bike

10/6 - Anchorage (passeio de bike) - Wasilla 

11/6 - Wasilla: trilha de Jipe em Sutton

12/6 - Wasilla: Hatcher Pass (Kool-aid Lakes e Gold Cord Lake)

13/6 - Wasilla - Anchorage (passeio de bike)

14/6 - Anchorage: Near Point 

15/6 - Anchorage: Rabbit Lake

16/6 - Anchorage: Eagle and Symphony Lakes / Eagle River Nature Center

17/6 - Anchorage: passeio de bike pela cidade / compras

18/6 - Anchorage: passeio pela cidade / voo para Minneapolis às 22h45



______________________________________



Você encontra todas as informações e dicas sobre esta viagem nos stories do instagram @adrikapp.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário