quarta-feira, 17 de maio de 2017

Roteiro (de carona) pelo litoral de Alagoas e Pernambuco

Como eu já expliquei no post anterior, nosso roteiro pela Costa dos Corais (litoral de Alagoas e Pernambuco) foi feito praticamente todo de carona.

No começo, pensei em fazer tudo de ônibus. Mas algumas poucas pesquisas na internet já me mostraram que praticamente não existem ônibus nessa região - só há um entre Maceió e Maragogi (caríssimo), e ele não pára em nenhuma das praias entre essas 2 cidades (São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, etc).

Depois, ficamos sabendo das vans - o transporte alternativo de Alagoas, que substituem os ônibus nas cidades menores da Costa dos Corais. Essas vans ligam bem os destinos, e podem perfeitamente ser usadas pelos turistas como meio de transporte. O tempo todo elas estão passando e chamando os passageiros, então você não vai esperar muito até conseguir embarcar na sua - o problema é que elas param em cada esquina, então a viagem acaba demorando muito. O preço não é fixo, então via de regra o motorista ou o cobrador vão querer lhe cobrar um valor maior do que o cobrado dos locais. Fique atento e sempre pechinche muito, nunca aceite a primeira oferta! No nosso roteiro abaixo, colocamos os preços de algumas poucas vans que pegamos, para você ter uma ideia.

Somando a demora das vans com a nossa necessidade de economia, decidimos fazer tudo o que fosse possível de carona. Nós já tínhamos pegado umas caronas no Equador, no Peru, na Espanha e no Ceará, mas sempre em distâncias curtas e entre pontos bem específicos. Nesta viagem foi a primeira vez (de muitas, provavelmente) que usamos a carona como nosso meio principal de locomoção.

Para conhecer todas as praias da Costa dos Corais, nosso ponto de partida e chegada foi Maceió. Por isso, usamos a estratégia de deixar as malas lá (na casa de uma ótima amiga que nos recebeu pelo Couchsurfing) e seguimos para tentar a sorte nas estradas apenas com uma mochila pequena cada um.

E o resultado do nosso ingresso no mundo das caronas foi muito melhor do que o esperado! Conseguimos chegar rapidamente em todos os lugares que queríamos visitar, com todo conforto, sem pagar nada e ainda conhecendo muita gente nova pelo caminho. Mesmo o brasileiro não tendo a cultura de dar (e pedir) carona para estranhos, o que é facilmente explicado pela insegurança em que vivemos, conseguimos que 39 carros parassem para nos ajudar!

Em média, calculo que esperamos 5min por cada carona. Algumas demoraram bastante (até 20min), mas muitas também foram imediatas (descemos de um carro e já saltamos no outro). Se tivéssemos feito todos os trajetos de van com certeza teríamos demorado muito mais!

Dicas para todas as cidades que visitamos no nosso roteiro, você encontra neste post:

Costa dos Corais: dicas práticas de Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres, etc

Veja abaixo o roteiro de 11 dias inteiros (6 com base em Maceió e 5 nas outras praias) que fizemos pela Costa dos Corais, e que foi perfeito para conhecer bem a região:

22/04

Chegada em Maceió à tarde

23/04

Maceió (orla urbana)

24/04

25/04

Maceió - Barra Grande

* Sair de uma cidade grande pegando carona é praticamente impossível (nenhum carro vai parar no meio do trânsito da capital). Então fomos de manhã para a rodoviária de Maceió, de onde partem as vans. Elas também param em alguns outros pontos da cidade, principalmente no centro, mas, como nós não sabíamos exatamente onde, decidimos ir até o ponto inicial. Pagamos R$0,95 de taxa de embarque + R$16 pelo trajeto Maceió - Porto Calvo (por pessoa). Na chegada em Porto Calvo, em questão de segundos já nos colocaram em outra van rumo a Maragogi (R$5,00). Em Maragogi pegamos outra van para Barra Grande (R$1,50). Nosso tempo total de viagem, de Maceió a Barra Grande, foi de quase 4h

* Aproveitamos o mar e caminhamos na praia à tarde. À noite fomos e voltamos de carona para Maragogi, para reservar o tour do dia seguinte. Dormimos em Barra Grande.

26/04

Barra Grande - 1 carona até Maragogi (passeio às Galés) - 4 caronas até Porto de Pedras (balsa no Rio Manguaba), sendo uma com um ônibus escolar - 1 carona até São Miguel dos Milagres - caminhada até a Praia do Toque - 2 caronas até Japaratinga (Mirante da Pousada Paraíso dos Coqueirais, no fim da tarde) - van para Maragogi (R$3,00).

* À noite ainda fui (sozinho) para Barra Grande, pois havia esquecido algo lá pela manhã. Também consegui carona de ida e volta, mas foi muito mais difícil sozinho do que em casal!

* Pernoitamos em Maragogi no Hostel Brazuka, pagando R$35 por pessoa por camas em quarto compartilhado, mas estávamos só nós 2 no quarto. O café da manhã (excelente) está incluído na diária, o banho tem água quente, o quarto é limpo e tem ventilador e os funcionários são muito atenciosos. Recomendo!

27/04

Maragogi - 1 carona até Barra Grande (faixa de areia no mar, maré 0,0) - 1 carona até Ponta do Mangue (praia sem graça) - 4 caronas até Porto de Galinhas.

28/04

Porto de Galinhas - 2 caronas até Muro Alto - 5 caronas até a Praia dos Carneiros - 1 carona até Tamandaré.

Em Tamandaré recomendamos o Hostel 81 - ótimo café da manhã, funcionários receptivos, e preços baixos.

29/04

Tamandaré - 6 caronas até Japaratinga (Mirante da Pousada Paraíso dos Coqueirais, de manhã) - 2 caronas até Porto de Pedras (balsa no Rio Manguaba) - 1 carona até a Praia do Patacho - 1 carona até a Praia do Toque - van para Maceió, R$15 (tivemos que ir de van porque já era noite e tinha começado a chover).

30/04 - Maceió (1 carona de ida para Ipioca, onde passamos o dia, e 2 para voltar a Maceió)

01/05 - Maceió (vôlei na Ponta Verde)

02/05 - Maceió (orla urbana)

03/05 - Maceió (tour litoral sul: Praia do Francês, Barra de São Miguel e Praia do Gunga).

04/05 - Saímos de manhã de Maceió rumo ao sertão, onde continuamos a nossa viagem por mais uma semana (também pegando algumas caronas, para não perder o costume!).

_____________________________

Leia sobre os lugares desse roteiro: