Quase ninguém vai para o Equador - e, entre quem vai, quase ninguém visita Otavalo, uma pequena cidade apenas 90km ao norte de Quito, a capital.
Como nós viemos da Colômbia, Otavalo foi o nosso primeiro destino no Equador. Cruzamos a fronteira a pé, pegamos um táxi até a rodoviária de Tulcán, primeira cidade equatoriana, e de lá um ônibus para Otavalo, chegando à noite. Se você estiver em Quito, Otavalo também é facilmente alcançada de ônibus, a qualquer hora do dia (2h de viagem).
Otavalo foi a cidade que nós mais gostamos no Equador (excluindo as cidades de Galápagos, claro). É pequena, bem organizada, tranquila e tem atrativos de sobra. Nossa ideia era ficar 2 dias inteiros/3 noites, mas mudamos nossos planos devido à inesperada reabertura do Parque Nacional Cotopáxi, que estava fechado desde agosto/15 - como queríamos muito conhecer esse parque, fomos obrigados a cortar um dos dias em Otavalo, sobrando apenas um sábado para aproveitarmos tudo o que a cidade oferece, que não é pouco:
1. Laguna Cuicocha
A primeira e mais conhecida atração de Otavalo é esse lago, que fica dentro da cratera de um vulcão. Cuicocha significa, na língua nativa, lagoa dos porquinhos-da-Índia (!!!).
Para chegar até lá você deve pegar um ônibus até a cidade de Quiroga (USD 1,25, 40min) e depois um táxi até a Laguna Cuicocha (USD 5).
Existe uma trilha circular de 14km ao redor do lago, por cima da montanha, que é relativamente fácil e leva em torno de 4h para ser percorrida. Nós achamos que não valia a pena gastar tanta energia e tempo só para ver o mesmo lago de um outro ângulo, então só andamos um pouco e voltamos.
Você também pode fazer um passeio de barco até uma das ilhas, onde há os tais porquinhos-da-Índia que nomeiam o lago, mas nós não fizemos pois não havia mais nenhum turista por lá, e nos cobrariam o valor de lotação do barco (USD 32).
Um dos diversos mirantes |
Existe por lá um antigo calendário lunar (foto) e um relógio solar |
2. Cascada de Peguche
É uma cachoeira muito bonita que você encontra após uma trilha de cerca de 15min em uma zona de bosque. Você pode chegar no começo da trilha a pé (40min desde o centro de Otavalo) ou de ônibus (acho que USD 0,50).
A trilha passa por baixo dessa ponte |
O caminho até a cachoeira, sempre seguindo o leito do rio |
3. Laguna San Pablo
É um grande lago que fica perto de Otavalo, onde você chega facilmente de ônibus (USD 1,25). Não é algo imperdível, mas se tiver tempo sobrando vá!
4. Mercado de Rua
O mercado de Otavalo é conhecido por ser o mais antigo da América do Sul, montado nas ruas da cidade todos os sábados há, segundo indícios, mais de 4.000 anos!
Todos os dias da semana existe um pequeno mercado, onde são vendidas peças de artesanato, souvenirs, roupas de lã e até alimentos (carne, vegetais, etc). Mas é só aos
sábados que o grande mercado acontece, com praticamente todas as ruas
de Otavalo tomadas pelas mais variadas bancas, tornando-se uma
verdadeira atração turística para quem se interessa pela cultura indígena local.
Por sorte, o único dia que passamos em Otavalo foi justamente um sábado!
5. Lagunas de Mojanda
São 3 lagos rodeados por montanhas, local ideal para acampamentos e trilhas, sendo a mais popular uma caminhada até o topo do monte Fuya Fuya (em torno de 5h). No nosso roteiro inicial, com 2 dias em Otavalo, teríamos tempo para fazer esse passeio - mas já que tivemos que eliminar o 2º dia acabamos não indo até as Lagunas de Mojanda.
A parte ruim é sobre como chegar lá: não há transporte público que leve às Lagunas, então o jeito é pegar um táxi, que custa USD 30 só ida (Otavalo não fica tão perto, mas ainda é a melhor cidade-base para explorar a região). Por isso não foi tão triste eliminar Mojanda do roteiro - pelo menos, economizamos USD 60!
Fonte: blog.espol.edu.ec |
___________________________________
Além desses 5 ótimos passeios, você ainda pode reservar algum tempo (não mais que 20min) para conhecer a pequena praça central de Otavalo e sua igreja, onde estava acontecendo um casamento:
Outro motivo para visitar Otavalo é que esse é o único lugar onde você poderá ver um Coelhinho da Páscoa vestido de Papai Noel:
Hospedagem
em Otavalo:
Nós ficamos 2 noites no Chukito's Hostal Inn, na rua principal, a 5
quadras da rodoviária, um dos hostels mais baratos da cidade - USD 20 por noite, o quarto de casal com banheiro privativo e café da manhã incluído.
Há uma grande cozinha compartilhada para os hóspedes. Valeu a pena
ficar lá, fomos bem atendidos (apesar de as informações turísticas dos
funcionários não coincidirem em nada com a realidade), e o quarto era confortável e limpo.
O Chukito's pode ser reservado via Booking.com, mas acho que não há necessidade, pois quando nós fomos o hotel estava praticamente vazio, e o preço é o mesmo pessoalmente. Existem também diversas outras opções de alojamento.
O Chukito's pode ser reservado via Booking.com, mas acho que não há necessidade, pois quando nós fomos o hotel estava praticamente vazio, e o preço é o mesmo pessoalmente. Existem também diversas outras opções de alojamento.
A rua principal, movimentada no sábado pois quase todas as outras estavam sediando o mercado |
Ficou com vontade de conhecer Otavalo?? Não deixe de ler nossos outros posts sobre a América do Sul:
Nenhum comentário:
Postar um comentário