No último post falei sobre a nossa visita traumática a Quito, capital do Equador. Agora vou contar sobre a nossa experiência em Guayaquil, a maior cidade do país e o seu grande polo econômico, que se desenvolveu ao redor de um porto.
Quando começamos a planejar o roteiro pelo Equador, Guayaquil não despertou muito o nosso interesse. Mas, como os voos para o arquipélago de Galápagos são mais baratos partindo de lá, decidimos aproveitar e passar um dia conhecendo a cidade.
Nos hospedamos na casa da nossa amiga Carito Segura, que conhecemos pelo Couchsurfing. Não temos nem palavras para descrever como fomos bem tratados por ela e sua família, que nos deram muito além de um teto para dormir: ganhamos refeições, caronas e ajuda em tudo o que precisamos.
A casa da Carito fica em um condomínio residencial, afastado do centro e do terminal rodoviário, porém (bem ao contrário de Quito) achamos o transporte público de Guayaquil excelente. Chegamos no final da manhã, vindos de ônibus de Riobamba (4h30 de viagem). Do terminal mesmo pegamos um ônibus (que não estava lotado e tinha bastante espaço até para as nossas malas) que nos deixou rapidamente na porta da casa da nossa anfitriã.
Nosso plano (e o que eu recomendo fazer) foi conhecer, durante a tarde, as 2 grandes atrações de Guayaquil: o Malecón 2000 e o bairro Las Peñas. Para chegar até esses lugares usamos o metrô, que é barato (USD 0,25, se não me engano) e funciona com agilidade. O único problema para os turistas é que o pagamento do metrô é automático, com um cartão que você precisa passar numa catraca. Como você não terá o cartão, o jeito é pedir para outro passageiro passar o cartão dele, e pagar para essa pessoa o valor correspondente em dinheiro.
Malecón 2000
É um calçadão que fica na parte oeste da cidade, ao lado do rio Guayas. Trata-se de uma área revitalizada, espaçosa, muito segura e bem cuidada, cheia de centros comerciais, praças e mirantes para o rio.
Recomendo que você comece o passeio na extremidade sul do Malecón, junto à esquina com a Avenida Jose Joaquin de Olmedo. Caminhe sem pressa os 2,5km de extensão até chegar ao final do calçadão - justamente onde começa uma enorme escadaria que levará você até a segunda atração:
Las Penãs
É o bairro mais turístico de Guayaquil. Las Peñas é composto por (muitas!) escadas, ruelas de paralelepípedos, flores e casas coloridas.
É ainda mais policiado que o Malecón, e existem ruas proibidas para turistas, onde só os moradores podem caminhar! Não entendi o motivo, se é para o nosso bem ou para o bem deles...
Depois de muito subir as escadas (com diversas paradas para fotos no caminho), você chega ao ponto mais alto do morro, onde há um farol (entrada gratuita) e uma vista 360ºC das faces da cidade. O melhor horário para estar lá é justamente quando nós fomos: no final da tarde.
___________________________
Nós só encontramos 2 pontos negativos de Guayaquil.
O primeiro é o calor quase insuportável - por isso recomendo, mais uma vez, que você deixe para caminhar na rua mais para o final da tarde.
E o segundo foi uma situação bastante desagradável que passamos no aeroporto: ao fazer o check-in para viajar a Galápagos, resolveram nos cobrar uma taxa de embarque! Falamos que todas as taxas e impostos já estavam incluídos no preço da passagem, que compramos com a Lan (agora Latan), mas alegaram que era uma taxa nova, e que havíamos comprado a passagem antes de o aeroporto começar a cobrá-la. É ou não é um absurdo? Eles mesmos se contradizem: se compramos a passagem ANTES da criação da taxa, como podem querer nos cobrar? Enfim, pagamos porque senão não embarcaríamos.
Apesar dos problemas acima, a cidade nos passou uma boa impressão - e gostamos mais de Guayaquil do que das outras metrópoles que visitamos nessa viagem (Bogotá, Quito, Lima, La Paz e Santa Cruz de la Sierra). Tudo nos pareceu bem organizado, e Las Peñas e o Malecón 2000 dão de 10x0 no centro histórico de Quito enquanto atrações turísticas.
Se você gostou de conhecer um pouco da maior cidade do Equador, não deixe de ler nossos outros posts sobre o país:
Quito - Equador
Otavalo - Equador
Peru - roteiro de 7 dias
Nariño (Colômbia)
Quito - Equador
Otavalo - Equador
E aqui mais sobre destinos da América do Sul:
Nariño (Colômbia)